Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Fisco notifica funcionários que acedem a dados de lista VIP

A pressão tem aumentado desde que os dados de Passos Coelho foram acedidos, há dois meses. Existe uma espécie de lista de personalidades VIP que faz com que quem aceda aos dados tenha de dar explicações.

Fisco notifica funcionários que acedem a dados de lista VIP
Notícias ao Minuto

09:48 - 06/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Sindicatos

A Autoridade Tributária está a notificar os funcionários do Fisco que acederam, nos últimos meses, a dados fiscais de contribuintes famosos, como é o caso do primeiro-ministro.

Segundo contou à TSF o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, a “pressão” aumentou depois de terem sido consultados os dados de Passos Coelho relativos à Tecnoforma e obriga a que os trabalhadores expliquem o porquê de terem acedido a tal informação.

Desde dezembro, foram notificados mais de 130 funcionários das Finanças e abertos 30 processos, algo que o sindicato considera inédito e inapropriado, alegando que a consulta é feita no âmbito de fiscalização mais vasta ordenada pelos superiores hierárquicos.

“Todos os dias” chegam à instância sindical pedidos de ajuda de funcionários naquela situação, relevou Paulo Ralha, dando conta da existência de uma lista VIP de contribuintes, que, no seu entender, condiciona as inspeções. Entre os nomes encontram-se banqueiros e grandes empresários.

Foi inclusivamente dito numa formação de inspetores que “todos os nomes dessa lista que fossem acedidos levariam à chamada do funcionário para que se justificasse. (…) Há portugueses de primeira e de segunda”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório