Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Policiamento da 'movida' da Baixa do Porto começa às 01h00 de sábado

O policiamento gratificado da 'movida' da Baixa do Porto começa no sábado às 01:00, com oito elementos da PSP a "fazer prevenção" e "diminuir o vandalismo", revelou à Lusa António Fonseca, presidente da União de Freguesias do centro histórico.

Policiamento da 'movida' da Baixa do Porto começa às 01h00 de sábado
Notícias ao Minuto

06:33 - 06/03/15 por Lusa

País Segurança

Este é o primeiro fim de semana de aplicação deste modelo de policiamento noturno e será aplicado nas ruas Cândido dos Reis, José Falcão, Galeria de Paris, Conde de Vizela e praça Filipa de Lencastre, acrescentou António Fonseca, admitindo a possibilidade de vir a alargar o serviço a outras artérias.

Nesta área, situada perto da Torre dos Clérigos, concentra-se, desde há alguns anos, o grande movimento de animação noturna da cidade, com vários bares e discotecas, dos quais, por agora, 25 aderiram ao projeto, orçado em 3.500 euros mensais.

Cada estabelecimento vai pagar 140 euros à União de Freguesias de Santo Ildefonso, Cedofeita, São Nicolau, Sé, Vitória e Miragaia (Centro Histórico), que reúne a verba total (3.500 euros) e fica responsável por pagar à PSP, explicou António Fonseca.

O objetivo do policiamento na zona dos bares da Baixa do Porto é "fazer prevenção" e "diminuir o vandalismo", asseverou António Fonseca, acreditando que, no futuro, haja mais estabelecimentos a aderir ao projeto do policiamento gratificado.

A Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo considerou a 20 de fevereiro "infeliz" e "promíscuo" o modelo de policiamento, por ser liderado por António Fonseca, simultaneamente presidente da União de Freguesias e da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto.

Em declarações à Lusa, Fonseca rejeitou as acusações, explicando que decidiu ser a União de Freguesias o processo de policiamento, porque desta forma ele se "torna mais abrangente", "mais institucional" e "protege mais gente e associações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório