Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Teixeira da Cruz falha reunião sobre segurança interna

Em causa está a discussão do estudo académico que propõe um conceito estratégico de segurança interna que una a Polícia Judiciária à GNR e PSP.

Teixeira da Cruz falha reunião sobre segurança interna
Notícias ao Minuto

21:32 - 04/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Ministra

A ministra da Justiça e da Administração Interna estiveram ausentes na apresentação do estudo sobre o conceito estratégico de segurança interna, esta tarde na Universidade Nova. Isto foi encarado como um sinal de discordância das propostas, avança o Diário de Notícias.

Também o diretor da Polícia Judiciária não esteve local. O primeiro estudo académico que propõe um conceito estratégico de segurança interna não é pacífico e surge nas mãos do Grupo de Reflexão para a Segurança Interna (GRESI).

Este grupo é constituído por antigos governantes da Administração Interna, Defesa e Justiça (Figueiredo Lopes, Severiano Teixeira e Conde Rodrigues), que defendem uma tutela política única para todas as forças e serviços de segurança, ou seja, junta a Polícia Judiciária à GNR e PSP.

Presente esteve a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda e os chefes máximos da GNR, PSP e SEF.

O ex-ministro Figueiredo Lopes acredita que possa haver uma polémica sobre a ideia da tutela única e a decisão de Paula Teixeira da Cruz e Anabela Rodrigues em não terem comparecido leva a que mais questões surjam sobre um possível entendimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório