Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Praça de toiros de Estremoz cedida a associação

A exploração da praça de toiros de Estremoz vai ser cedida pelo município a uma associação tauromáquica, depois de não ter sido renovado o acordo com a empresa do Campo Pequeno, disse hoje o presidente da autarquia.

Praça de toiros de Estremoz cedida a associação
Notícias ao Minuto

12:36 - 04/03/15 por Lusa

País Évora

Luís Mourinha explicou à agência Lusa que o município vai celebrar um acordo com a Associação Tauromáquica de Estremoz (ATE), que prevê a cedência dos direitos de organização de eventos tauromáquicos na praça de toiros.

Segundo o autarca, a empresa do Campo Pequeno, que geria a praça de toiros desde abril de 2014, comunicou que "não estão reunidas as condições para a exploração", este ano, pelo que não "pretendia renovar" o acordo celebrado com a Câmara de Estremoz, no distrito de Évora.

A gestão vai ser da responsabilidade da ATE, "mas qualquer empresário pode fazer corridas de toiros na praça de Estremoz, desde que haja data disponível e a associação aceite as condições propostas", referiu Luís Mourinha.

"A praça de toiros de Estremoz, este ano, não vai ser gerida por nenhuma empresa ou empresário", assegurou.

Para a realização da corrida de dia 02 de maio, integrada no programa da Feira Internacional de Agropecuária e Artesanato de Estremoz (FIAPE), "há já um acordo entre a associação e um empresário", estando prevista, pelo menos, mais outra corrida em setembro, durante as festas da cidade.

O acordo com a ATE, segundo o autarca, é válido por um ano, renovável por iguais períodos, caso não seja denunciado pelas partes.

A centenária praça de toiros de Estremoz foi reinaugurada no dia 30 de agosto de 2013, após concluídas as obras de reabilitação do recinto e do espaço envolvente.

A recuperação da praça, que foi adaptada a espaço multifunções, foi efetuada no âmbito do Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estremoz, num investimento a rondar os dois milhões de euros.

A obra, que envolveu também a reabilitação de um troço de muralha, foi cofinanciada em 85 por cento por fundos comunitários, através do programa InAlentejo.

A praça de toiros, com 110 anos e por onde passaram muitas figuras do toureio, esteve durante alguns anos desativada e em estado de degradação.

O espaço foi cedido ao município, por um período de 25 anos, gratuitamente, pela instituição proprietária, o Centro de Bem-Estar Social de Estremoz, para que a autarquia pudesse efetuar as obras de recuperação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório