Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Parque biológico criado em Beja para promover recursos naturais

O Parque Biológico de Cabeça Gorda, no concelho de Beja, que inclui um centro interpretativo e percursos temáticos, vai ser inaugurado no sábado para valorizar e promover os recursos naturais do perímetro florestal onde está inserido.

Parque biológico criado em Beja para promover recursos naturais
Notícias ao Minuto

12:21 - 04/03/15 por Lusa

País Notícias

O parque, que será inaugurado às 09:30, no âmbito do 2.º Silarca - Festival do Cogumelo, a realizar entre sexta-feira e domingo, na aldeia de Cabeça Gorda, abrange cerca de 300 hectares do Perímetro Florestal de Cabeça Gorda e Salvada.

O presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, Álvaro Nobre, explicou hoje à agência Lusa que o parque vai "contribuir para valorizar e promover os recursos naturais e a qualidade ambiental" do perímetro, através de um centro interpretativo, percursos temáticos e atividades de sensibilização e educação ambiental, lazer, cultura e desporto.

Trata-se de uma "nova oferta" para as populações locais poderem usufruir do perímetro florestal e de um polo de atração de turistas, os quais, "cada vez mais, procuram espaços naturais para passarem os tempos livres e as férias", frisou.

Segundo o autarca, o projeto, financiado por fundos comunitários, implicou um investimento de 70 mil euros, que permitiu reabilitar o monte do guarda do perímetro, que foi transformado no Centro de Interpretação dos Recursos Naturais, e criar cinco percursos temáticos, um dedicado à fauna, um à flora, um aos cogumelos, um ao mel e outro desportivo para passeios pedestres ou de bicicleta todo-o-terreno (BTT).

O perímetro florestal, com uma área total de 324,8 hectares, dos quais 89% estão arborizados, foi gerido pelo Ministério da Agricultura entre 1958 e 2008, quando passou para a propriedade das juntas de freguesia de Cabeça Gorda e de Salvada.

Segundo a junta, o perímetro florestal, além da área arborizada, tem dois casões, três poços, três charcas, uma "elevada riqueza" de cogumelos e plantas aromáticas, medicinais e condimentares e um "enorme potencial" a nível de apicultura e de agro-silvo-pastorícia.

Os inventários micológicos desenvolvidos no perímetro revelaram a existência de 35 espécies de cogumelos silvestres, das quais oito são comestíveis e têm valor comercial, 17 são comestíveis e sem valor comercial, 10 são tóxicas e duas têm potencial medicinal.

A espécie mais conhecida, colhida e consumida é a silarca, um cogumelo de primavera que se associa às azinheiras, aos sobreiros e a arbustos e que dá o nome ao festival.

A flora do perímetro florestal, a nível de árvores, é composta sobretudo por sobreiros, eucaliptos e algumas áreas de pinheiro manso e a fauna é constituída por espécies cinegéticas, como coelho, lebre, javali, perdiz-vermelha, veado, raposa, codorniz, rola-comum, tordo e pombo torcaz.

O 2.º Silarca - Festival do Cogumelo é organizado pela Junta de Freguesia de Cabeça Gorda para promover os recursos micológicos e silvestres e mostrar as tradições gastronómicas do concelho de Beja.

O programa do festival, além da inauguração do parque biológico, inclui o 1.º Colóquio Ibérico sobre Recursos Endógenos, passeios micológicos, tertúlias, ateliês para crianças, "showcooking" de cogumelos, cante alentejano, música, artesanato, tasquinhas, demonstração de produção de cogumelos e lota micológica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório