Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Portugal e Turquia assinam acordos de proteção

Portugal e a Turquia assinaram hoje acordos de proteção mútua sobre informação classificada, memorandos de entendimento na educação e comércio externo e um protocolo de cooperação ao nível da segurança alimentar, no quadro da primeira cimeira intergovernamental.

Portugal e Turquia assinam acordos de proteção
Notícias ao Minuto

19:52 - 03/03/15 por Lusa

País Protocolo

Estes acordos foram assinados no final desta cimeira, que decorreu hoje em Lisboa e terminou com uma reunião entre o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, com o seu homólogo turco, Ahmet Davutolu, além de várias outras reuniões entre governantes dos dois países.

Na declaração conjunta conhecida no final da cimeira, ambos os países reconhecem que a cooperação económica "é um elemento relevante das relações luso-turcas" e consideram que "o comércio bilateral de bens está muito aquém do seu potencial".

"Ambas as partes acordaram continuar a encorajar os incentivos aos respetivos sectores privados na procura de oportunidades visando melhorar os fluxos bilaterais de investimento", pode ler-se no documento, que refere que Portugal "encorajou as empresas turcas a investir mais em Portugal e a beneficiar dos programas de incentivo ao investimento no intuito de aumentar e diversificar os investimentos".

Nesta declaração, Portugal e a Turquia manifestam o desejo "de reforçar a sua cooperação em mercados terceiros, aproveitando mutuamente as suas experiências em termos comerciais e de investimentos".

Entre os setores considerados prioritários estão o "agroalimentar, a construção civil, os transportes, a energia, em particular no campo das energias renováveis e da eficiência energética, o farmacêutico, a saúde, as indústrias da defesa, o turismo e o imobiliário".

No plano da defesa e segurança, além da assinatura do acordo sobre proteção mútua de informação classificada, ambos os países querem "continuar a reforçar a cooperação entre os respetivos Ministérios da Defesa e estruturas das Forças Armadas através da implementação de medidas concretas em áreas de interesse comum, como sejam a segurança marítima, operações militares conjuntas e cooperação entre indústrias da defesa, quer a nível bilateral quer no contexto da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte, NATO na sigla em inglês]".

Já ao nível da educação, as partes assinalam "a crescente colaboração entre os respetivos Ministérios da Educação, materializada pelas recentes visitas bilaterais a nível ministerial".

"O memorando de entendimento no domínio da Educação entre Portugal e a Turquia, hoje assinado, constitui o quadro adequado para reforçar essa cooperação, proporcionando entre outros a troca e partilha de informação sobre os respetivos sistemas educativos", pode ler-se.

Portugal e a Turquia vão ainda "trabalhar juntos para incrementar a cooperação bilateral em domínios como a saúde animal e fitossanidade, a segurança alimentar e a irrigação, nomeadamente em termos de partilha de informação, troca de experiências e transferência de conhecimentos".

Nesta cimeira intergovernamental em Lisboa foram ainda abordadas questões relacionadas com as áreas da saúde, segurança social, transportes, agricultura, cultura ou assuntos internos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório