Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

As primeiras noitadas dos filhos: sabe como agir?

Chegada uma determinada idade, os jovens começam a pedir para fazer as chamadas noitadas com os amigos, algo natural e que faz parte do crescimento de qualquer jovem. Sabe qual é o seu papel como pai e/ou mãe?

As primeiras noitadas dos filhos: sabe como agir?
Notícias ao Minuto

10:12 - 03/03/15 por Notícias ao Minuto

País País

De acordo com o jornal i, que falou com alguns especialistas, se o seu filho ou filha começa a pedir para sair, é importante estabelecer regras, em primeiro lugar. Estas podem (e devem) ser negociadas e deve haver margem para adaptar as regras às situações específicas.

Muitos pais gostam de ir buscar os filhos no final da noite. Os especialistas dizem ao jornal i que isso é “fundamental” mas só deve acontecer “das primeiras vezes”. Depois de alguns anos a sair à noite, é “ridículo” os pais ficarem acordados até altas horas para ir buscar os filhos, sendo que há serviços de táxi que podem garantir que os jovens chegam a casa em segurança.

O grupo de amigos com quem o seu filho sai à noite é outro fator que deve ser tido em conta. É importante saber com quem o seu filho sai, que o telemóvel dele está sempre ligado e ainda ter o contacto de um dos amigos mais próximos, para qualquer eventualidade.

Há de chegar o dia em que o combinado com o seu filho não vai ser cumprido. Tem que haver castigo, mas adaptado à transgressão. Se ele chegar 15 minutos depois da hora, tem que haver uma repreensão, se chegar uma hora depois, pode tirar-se esse tempo à hora de regresso da próxima saída.

No entanto, estes conselhos de pouco servirão se não existir uma conversa constante e fluida entre pais e filhos sobre as situações. Como dizem os especialistas ao i, se se falar do problemas antes de eles acontecerem, “os conflitos e as infrações serão menores”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório