Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Centenas de carros em protesto no IC1

Algumas centenas de veículos participaram hoje numa marcha lenta no Itinerário Complementar (IC) 1, entre Alcácer do Sal e Grândola, para protestar contra o estado de degradação deste troço da estrada e exigir obras de reabilitação.

Centenas de carros em protesto no IC1
Notícias ao Minuto

20:20 - 27/02/15 por Lusa

País Degradação

A marcha foi composta por três colunas de veículos, que partiram de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém e acabaram por se concentrar, pouco depois das 19:00, junto a um posto de abastecimento de combustíveis no Bairro do Isaías (Grândola).

O comandante do Destacamento Territorial de Grândola da GNR, Ricardo Charrua, evitou avançar à Lusa o número de viaturas envolvidas na manifestação, optando por referir que a coluna chegou a ser superior a quatro quilómetros, enquanto a organização indicou que, no total, participaram mais de 500 veículos.

De acordo com o responsável da GNR, a iniciativa decorreu sem incidentes nem interrupções de trânsito, embora as viaturas tivessem circulado sempre a um rimo "muito lento".

A ação terminou com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Grândola, de um representante das Comissões de Utentes do IC1 dos dois concelhos do distrito de setúbal e do deputado do PCP Bruno Dias, tendo os participantes dispersado, segundo o comandante Ricardo Charrua, por volta das 19:30.

Utentes e autarquias colaboraram na organização da manifestação para exigirem, "com caráter de urgência, as necessárias obras de reabilitação" daquele troço da antiga Estrada Nacional (EN) 120.

Os utentes consideram "inaceitáveis e revoltantes" as condições "de degradação e insegurança" da via, que têm provocado "um acentuar significativo de acidentes, traduzidos muitos deles, em perdas humanas".

As causas apontadas para o mau estado da estrada são a "falta de manutenção" e o "aumento de tráfego" originado pela "fuga" à autoestrada (A2).

"Pavimento deteriorado, sulcos de desgaste causados pelos rodados dos veículos pesados, lombas e outras deformações causadas por raízes de árvores, buracos, depressões e fraturas" são alguns dos problemas que levam os utentes a exigir as obras.

No início deste mês, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) foi recebida pelo ministro da Economia, António Pires de Lima, que confirmou a existência de seis milhões de euros destinados à repavimentação daquele troço do IC1, embora sem adiantar uma data para o início das obras.

Contactada pela Lusa, a Estradas de Portugal (EP) reiterou as informações prestadas em maio do ano passado, quando chegou a um acordo com a SPER - Sociedade Portuguesa para a Construção e Exploração Rodoviária, a concessionária da subconcessão do Baixo Alentejo, cujas obras estão interrompidas desde 2011.

Esse acordo prevê a reversão do IC1 entre Grândola e Marateca para a rede de estradas da EP, mas tal só será efetivado depois da apreciação das entidades financiadoras e do Estado português e posterior aprovação por parte do Tribunal de Contas, o que, de acordo com a EP, ainda não aconteceu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório