Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Trabalhadores protestam frente a hotéis a partir de segunda-feira

Trabalhadores de nove hotéis de Lisboa vão protestar à frente das unidades hoteleiras durante as manhãs das próximas duas semanas para exigir aumentos salariais e pagamento de feriados, anunciou hoje o Sindicato de Hotelaria do Sul.

Trabalhadores protestam frente a hotéis a partir de segunda-feira
Notícias ao Minuto

16:34 - 27/02/15 por Lusa

País Lisboa

Os protestos começam na próxima segunda-feira, em frente ao hotel Ritz, entre as 08:30 e as 11:00.

Os trabalhadores protestam porque há cinco anos que não têm aumentos salariais e porque o pagamento dos vencimentos não está a decorrer conforme está estipulado na lei.

"O Governo suspendeu durante dois anos o pagamento de feriados. Em janeiro voltou tudo ao normal, mas as empresas não querem pagar", disse a presidente do sindicato, Maria das Dores Gomes.

Até agora, a generalidade dos hotéis recusou aumentos salariais e apenas o hotel Ritz admitiu um aumento de 1%, o que os trabalhadores consideram "insuficiente", tendo em conta "o aumento das receitas que se tem verificado no setor do turismo".

"O que queremos é um aumento mínimo de 30 euros para toda a gente. Um euro por dia", sublinhou.

Nos protestos, os trabalhadores estarão acompanhados de um equipamento de som e distribuirão um comunicado a alertar para as reivindicações em português e em inglês aos turistas.

"Há uma orientação da Associação dos Hotéis de Portugal (AHP) para não pagarem. Em conformidade com o contrato coletivo de trabalho devem receber [nos feriados] um acréscimo de 100%", realçou.

Outra das preocupações tem a ver com a precariedade no setor, já que "o número de estagiários e de trabalhadores temporários está a aumentar grandemente. As pessoas estão a reformar-se e não estão a ser substituídas por profissionais", disse.

Além do Ritz, há protestos também agendados para os hotéis Marriott, na terça-feira, Roma (quarta-feira, a partir das 09:00), Palácio e Vila Galé Estoril (ambos no dia 09 de março), Corinthia (dia 10), Éden (dia 11), Sheraton (dia 12) e Praia Mar (dia 13), entre as 08:30 e as 11:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório