Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Candidaturas a habitação social em plataforma electrónica

As candidaturas a habitação social vão poder passar a ser feitas numa plataforma eletrónica cuja criação está prevista na nova lei da renda apoiada, anunciou hoje o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Candidaturas a habitação social em plataforma electrónica
Notícias ao Minuto

14:39 - 27/02/15 por Lusa

País Projeto

No seminário sobre habitação municipal 'Europa 2020, Habitação e Inclusão Social', a decorrer hoje no Porto, o presidente do IHRU, Vítor Reis, indicou que a plataforma ficará sob responsabilidade do instituto e deverá estar pronta dentro de "um a dois anos".

Os dados serão depois disponibilizados à entidade correspondente para avaliar a candidatura.

"Qualquer entidade pode realizar os concursos de atribuição de fogos", anunciou ainda o responsável, dando conta de casos de "dificuldades logísticas" no processo de atribuição de habitações socias.

Com adesão facultativa, a plataforma permitirá ainda, segundo Vítor Reis, concentrar dados sobres rendimentos e prestações sociais dos inquilinos, evitando burocracia extra.

"Haverá identificação dos bens imóveis na propriedade dos arrendatários" e "cruzamento de dados para deteção de duplicações", já que atualmente "há conhecimento, mas não de uma forma corrente e sistemática", de pessoas com várias casas atribuídas.

O novo regime de renda apoiada entrará em vigor no domingo e aplica-se a habitações públicas com rendas calculadas em função dos rendimentos das famílias e a casas financiadas com apoio do Estado nas mesmas condições de cálculo de rendas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório