Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Maçonaria 'agitada' à conta de petição a favor de Sócrates

Ex-líder maçónica assinou uma petição que pretende libertar Sócrates e enviou para membros da maçonaria. Diversos maçons saíram em defesa da instituição e creem que Maria Helena Santos tomou a decisão errada.

Maçonaria 'agitada' à conta de petição a favor de Sócrates
Notícias ao Minuto

09:33 - 27/02/15 por Notícias ao Minuto

País Discórdia

Maria Helena Carvalho dos Santos, ex-líder do Grande Oriente Ibérico, uma obediência maçónica ativa em Portugal, assinou uma petição que tem como objetivo a libertação do ex-primeiro ministro José Sócrates.

A militante do PS e professora na Universidade Nova de Lisboa garantiu ao Sol que assinou a petição por achar “que ele está mal”, porém frisa que o fez num “espírito individual que nada tem a ver com o Grande Oriente Ibérico”.

Alguns elementos da maçonaria receberam um email em nome de Maria Helena Santos a pedir que ajudem e divulguem o documentos e este não foi recebido da melhor forma. “É evidente que está a usar a sua base de dados de contactos maçónicos com o objetivo de veicular um interesse, não só pessoal, mas que se torna imediatamente partidário”, afirma uma antiga maçon desta obediência.

A petição designada ‘Libertação do engenheiro e ex-primeiro ministro José Sócrates’ tem como destinatário o Presidente da República e pede que “tome medidas na libertação do arguido Sócrates”.

Uma fonte da Grande Loja Legal de Portugal, uma das maiores obediências portuguesas acredita que “como maçon, nem sequer devia ter assinado uma coisa destas pois estamos num Estado de Direito e temos de respeitar os tribunais”. A mesma fonte completa afirmando que se tinha como objetivo tomar uma posição individual, não devia ter “usado a sua lista de contatos maçónicos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório