Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Agitação marítima encerra duas e condiciona quatro barras marítimas

As barras marítimas de Esposende e São Martinho do Porto estão hoje fechadas a toda a navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, informou a Marinha portuguesa.

Agitação marítima encerra duas e condiciona quatro barras marítimas
Notícias ao Minuto

06:35 - 27/02/15 por Lusa

País Marinha

De acordo com informação disponível às 06:00 na página da Marinha na Internet, as barras de Esposende e São Martinho do Porto estão encerradas a toda a navegação e as de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e a 11 metros, respetivamente.

A barra marítima de Póvoa do Varzim está, segundo a Marinha, aberta a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da preia-mar, devido à previsão de agitação marítima.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as duas horas antes e duas horas após da preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2 a 3 metros, aumentando para 2,5 a 3,5 metros a norte do Cabo Raso a partir do meio da tarde.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1 metro.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado, de norte para sul a partir do início da manhã, aumentando de nebulosidade para o final do dia no litoral a norte do Cabo Mondego.

A previsão aponta também para períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao início da manhã, nas regiões norte e centro, em especial no litoral, vento fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado a forte com rajadas da ordem dos 60 quilómetros por hora nas terras altas e no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima na região norte e pequena subida na região sul.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 11 e os 16 graus Celsius, no Porto entre 7 e 13, em Vila Real entre 4 e 15, em Viseu entre 4 e 14, em Bragança entre 3 e 13, na Guarda entre 3 e 9, em Castelo Branco entre 6 e 18, em Coimbra entre 9 e 14, em Évora entre 8 e 17, em Beja entre 9 e 18 e em Faro entre 11 e 20.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório