Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Cinco toneladas de bacalhau para servir e vender em três dias

Cerca de cinco toneladas de bacalhau vão ser confecionadas com molho de cebolada ou vendidas de várias formas, durante os três dias do festival que começa sexta-feira em Ponte de Lima, disse hoje à Lusa a organização.

Cinco toneladas de bacalhau para servir e vender em três dias
Notícias ao Minuto

20:12 - 26/02/15 por Lusa

País Ponte de Lima

A quarta edição do festival do bacalhau, dedicado ao prato típico das feiras quinzenais de Ponte de Lima, com cebolada, e que ainda subsiste nas tabernas e nos restaurantes da vila, vai ainda gastar duas toneladas de batatas e 500 quilos de cebola.

As estimativas da organização apontam para um consumo, durante os três dias do evento, de cerca de quatro mil litros de vinho verde.

O festival do bacalhau integra-se na campanha "Em época baixa Ponte de Lima em Alta" promovida pela Câmara Municipal, em parceira com a Associação Empresarial do concelho, e uma empresa de promoção de eventos.

O certame vai decorrer na Expolima, com a participação de três restaurantes instalados no recinto do festival mas, aquele prato será ainda servido em 44 restaurantes do concelho que aderiram àquela campanha de promoção turística.

No recinto da feira estarão presentes ainda artesãos e expositores que apresentarão um conjunto de espécies de bacalhau, nomeadamente o salgado seco da Noruega ou da Islândia, assim como bacalhau demolhado ultracongelado e derivados.

O programa de animação prevê ainda a realização de vários 'showcooking', e um 'workshop' infantil denominado "Mini Chefs - Chocolate", para além de concertos musicais com grupos locais.

O festival do bacalhau é a segunda iniciativa gastronómica promovida no âmbito da campanha "Em época baixa Ponte de Lima em Alta". A primeira foi dedicada ao sarrabulho à moda de Ponte de Lima, e a última, está prevista para março e terá a lampreia do rio Lima como prato principal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório