Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

E se o Governo lhe pagasse para deixar de fumar?

Medida ainda está a ser estudada, garante secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde.

E se o Governo lhe pagasse para deixar de fumar?
Notícias ao Minuto

07:21 - 26/02/15 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

O Executivo liderado por Pedro Passos Coelho está a equacionar novas estratégias para levar as pessoas a deixarem de fumar.

Segundo o Público, uma das ideias passa por entregar ao ex-fumador o dinheiro que teria sido gasto na comparticipação de medicamentos para este efeito.

Por outras palavras, ao invés de um fumador tomar medicamentos para conseguir largar o vício, deverá fazê-lo de forma voluntária e, se “comprovado, ao fim de um período de ausência de consumo”, o Estado irá dar-lhe o dinheiro que seria gasto no seu tratamento com fármacos.

Mas esta é apenas uma das estratégias que estão a ser analisadas pelos responsáveis do Ministério da Saúde.

“Ainda não desistimos de procurar a comparticipação dos medicamentos para a desabituação”, garantiu ao Público o secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde.

No dia em que é lançada uma nova campanha com vista a sensibilizar os portugueses para o perigo do fumo, especialmente nos fumadores passivos, Leal da Costa explica que “é importante que se perceba que a eficácia relativa, a longo prazo, destes medicamentos é relativamente baixa se não houver outras medidas de apoio”.

Por esta razão, acrescenta, há a necessidade de encontrar um “sistema de comparticipação que premeie a adesão a um programa de desabituação, não somente ao medicamento”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório