Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo

Dez distritos do continente e a Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo
Notícias ao Minuto

06:11 - 25/02/15 por Lusa

País IPMA

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima com ondas 4 a 5 metros entre as 06:00 e as 12:00 de hoje.

Também sob aviso amarelo está a costa norte da Madeira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros entre as 00:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou ainda as terras montanhosas da ilha da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora entre as 00:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, aguaceiros fracos a norte do referido sistema, em especial no litoral e até ao final da tarde, que serão de neve acima dos 800/1000 metros, subindo gradualmente a cota ao longo do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e formação de geada nas regiões do interior, em especial nas regiões norte e centro.

A previsão aponta ainda para pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e vento moderado a forte de nordeste, soprando forte a muito forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 8 e os 15 graus Celsius, no Porto entre 7 e 14, em Vila Real entre 2 e 12, em Viseu entre 2 e 11, em Bragança entre 3 e 13, na Guarda entre 0 e 7, em Castelo Branco entre 3 e 15, em Évora entre 5 e 16, em Beja entre 5 e 17, em Faro entre 8 e 19 e no Funchal entre 14 e 19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório