Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Patrão de Sócrates 'apanhado' pela Operação Marquês

O administrador da empresa para a qual José Sócrates trabalhou como consultor, a Octapharma, está ligado ao Grupo Lena e a Carlos Santos Silva através de uma empresa-fantasma, destinada ao envio de dinheiro para o ex-primeiro-ministro. Paulo de Lalanda e Castro é acusado de fraude fiscal e branqueamento de capitais, refere o Expresso.

Patrão de Sócrates 'apanhado' pela Operação Marquês
Notícias ao Minuto

09:02 - 21/02/15 por Notícias ao Minuto

País Octapharma

Já se noticiava em dezembro de 2014 a criação de uma empresa-fantasma sediada em Londres, a Intelligent Life Solutions LPP, para a assinatura de um contrato, em março do mesmo ano, entre os empresários Carlos Santos Silva e Paulo de Lalanda e Castro, que teria financiado José Sócrates.

Noticia este sábado o Expresso que Paulo de Lalanda e Castro, administrador português da Octapharma e antigo patrão de Sócrates, foi, esta semana, oficialmente constituído arguido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), na investigação Operação Marquês liderada pelo procurador Rosário Teixeira.

Sabe-se que desde 2013, Sócrates recebia 12 mil euros por mês da Octapharma, uma farmacêutica suíça, mas, em maio de 2014, assinou um contrato com uma nova farmacêutica, a Dynamicspharma, sediada em Portugal e detida por Lalanda e Castro, que pagava ao ex-primeiro-ministro os mesmos 12 mil euros mensais.

Dois meses antes, Lalanda e Castro tinha sido contratado pela XMI, uma empresa dos donos do Grupo Lena e na qual é administrador Carlos Santos Silva.

Os investigadores acreditam que o contrato entre a empresa gerida por Santos Silva e Lalanda de Castro, feito através da Intelligent Life Solutions LPP, é fictício e serviu como um meio de Santos Silva enviar dinheiro, indiretamente, a Sócrates.

Lalanda e Castro foi interrogado na semana passada e está indiciado pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório