Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Há cinco anos que o fosso entre pobres e ricos aumenta por cá

As diferenças entre pobres e ricos estão a aumentar há cinco anos. As desigualdades estão, cada vez mais, a proporcionar injustiça social.

Há cinco anos que o fosso entre pobres e ricos aumenta por cá
Notícias ao Minuto

13:05 - 20/02/15 por Noticias Ao Minuto

País Estudo

Por ocasião da passagem sobre o Dia Mundial da Justiça Social, data que a ONU celebra hoje, a TSF revela que, em Portugal, há cinco anos que o fosso entre os 10% mais pobres e os 10% mais ricos vem a aumentar.

Este índice esteve vários anos a descer, contudo, em 2009, a tendência inverteu-se e desde aí as diferenças têm-se agravado. Nesse ano, os 10% mais ricos tinham um rendimento 9,2 vezes superior aos 10% mais pobres. Em 2012 esse número subiu para 11,1 vezes, sendo estes os últimos resultados disponíveis.

Um estudo recente da fundação alemã Bertelsmann indica que Portugal é um dos países europeus cuja justiça social mais se tem agravado.

"Estamos claramente a andar para trás, em primeiro lugar devido ao acordo assinado com a troika", defende, em declarações à antena da TSF, o sociólogo e especialista em pobreza Alfredo Bruto da Costa.

Um "retrocesso" que, segundo o antigo presidente do Conselho Económico e Social, é "particularmente grave porque o conceito de justiça social foi banido do debate político nacional".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório