Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Enchido à base de chocolate? Sim, em Bragança já existe

Dois empreendedores de Mogadouro, no distrito de Bragança, resolveram transformar a tradicional alheira na 'chocalheira', um enchido feito à base de chocolate, que acabam de lançar no mercado nacional. Não temos fotografia para lhe mostrar, mas a ideia chega, com certeza, para lhe deixar 'água da boca'.

Enchido à base de chocolate? Sim, em Bragança já existe
Notícias ao Minuto

10:47 - 15/02/15 por Lusa

País Mogadouro

Apesar de ser um enchido em forma da tradicional alheira transmontana, não leva carnes, sendo confecionado à base de chocolate preto, pão de trigo, mel, amêndoa, azeite, canela ou noz-moscada, entre outros ingredientes.

"O produto está registado como chocalheira, porque não podemos chamar ao enchido alheira de chocolate, por respeito ao produto original, que leva diversas carnes e pão ", disse à Lusa Eulália Dias, a mentora do projeto.

O desafio partiu de uma amiga e, depois de mais de um ano de experiências e a estragar muita matéria-prima, foi conseguido um produto do "tipo gourmet" e vai ser colocado em lojas da especialidade e em alguns restaurantes.

"Já temos contactos em lojas em cidades como Aveiro ou Lisboa e em Mogadouro vamos colocar à venda em dois ou três pontos. Não pretendemos espalhar muito o produto, porque nesta fase inicial podemos não dar resposta", acrescentou.

A produção é totalmente feita de forma tradicional, com cada ‘chocalheira’ enchida à mão.

"Nesta primeira fase vamos avançar com cinco mil quilos de chocalheira por ano e depois vamos evoluindo para quantidades maiores, visto que o produto, ainda está em fase experimental", disse Eulália Dias.

O produto teve a sua prova de fogo na Feira da Caça de Macedo de Cavaleiros e na Feira do Fumeiro de Vinhais, onde toda a produção foi vendida, frisou a promotora.

A 'chocalheira' é toda confecionada com produtos naturais sem corantes ou conservante, sendo igualmente, destinada a pessoas que tenham hábitos alimentares vegetarianos.

"Pegamos no alho, no pimento e na noz-moscada que são excelentes produtos naturais, e chocolate preto, que é menos doce", frisou.

O estudo nutricional está em curso tendo por base um quilo de pão. Após um ano de trabalho de várias experiências, "chegou-se à conclusão de que este enchido também se pode comer em cru", referiu.

A 'chocalheira' poderá ser degustada como entrada ou como sobremesa, ligando bem com frutas, vinho do porto ou vinho tinto maduro.

"Até ao momento, a opinião dos consumidores tem sido muito positiva", realçou José Lopes, também ele, um dos mentores deste projeto.

Numa segunda fase, os empreendedores pensam já em criar um projeto para uma cozinha tradicional onde serão igualmente confecionados outros produtos diferentes do habitual no ramo dos enchidos.

Até aqui, não houve ajudas de fundos comunitários ou outros, pelo que esta enfermeira e o engenheiro agrícola estão a levar o projeto para a frente "com capitais próprios".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório