Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Governo investe 400 mil euros em posto da GNR

O secretário de Estado adjunto da ministra da Administração Interna, Fernando Alexandre, anunciou hoje um investimento de 400 mil euros na remodelação do posto territorial da GNR de Porto de Mós.

Governo investe 400 mil euros em posto da GNR
Notícias ao Minuto

17:44 - 13/02/15 por Lusa

País Porto de Mós

O governante e o presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, João Salgueiro, assinaram hoje um protocolo "para a reabilitação do posto territorial de Porto de Mós", "resolvendo o problema da GNR neste concelho", afirmou Fernando Alexandre.

O anúncio foi feito durante a cerimónia de inauguração do posto da Guarda Nacional Republicana de Mira de Aire. Fernando Alexandre revelou que o presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós lhe apresentou "dois problemas e a solução para um deles".

"O contacto com o presidente João Salgueiro é aquele que qualquer governante deseja. Resolveu um problema da GNR, contribuindo para reabilitar um espaço, e identificou outro problema: o posto territorial de Porto de Mós", destacou o secretário de Estado.

Fernando Alexandre acrescentou que o Ministério da Administração Interna (MAI) se disponibilizou a suportar o financiamento das instalações de Mira de Aire, mas João Salgueiro recusou, porque "já estava tratado".

"O que queria era que ajudasse a resolver o problema de Porto de Mós e foi isso que fizemos. Com este protocolo, o MAI vai dar os meios financeiros para resolver um problema".

O secretário de Estado revelou que a requalificação do posto de Porto de Mós, distrito de Leiria, terá um investimento de 400 mil euros, que irá melhorar as condições e ampliar as atuais instalações.

A Câmara de Porto de Mós investiu cerca de 150 mil euros no posto da GNR de Mira de Aire, que ocupou o espaço de uma antiga escola básica do 2.º ciclo.

Fernando Alexandre considerou que é este o objetivo do Governo. "Quando nos pedem para construir, perguntamos o que vão fazer às antigas instalações. Daqui a dez anos, estão a ser um problema. O país já tem tantas instalações degradadas e em ruínas. Temos de rentabilizar o que já existe".

O governante exemplificou com o caso de Mira de Aire: "Se esta escola estivesse fechada, o investimento que foi feito estava perdido. Com um investimento de cento e tal mil euros, esta iniciativa permite rentabilizar todo o investimento que já tinha sido feito aqui".

Segundo FernandoAlexandre, a GNR "tem mais de 600 instalações em todo o país". Como as intervenções nestas instalações não dependem de fundos comunitários, existe" um número muito grande de instalações que não são dignas nem dão as condições que os militares merecem".

O MAI já reabilitou 25 instalações, com um "investimento superior a 25 milhões de euros". Em breve, "vão iniciar-se obras em mais 50 instalações, o que representa um investimento superior a 30 milhões de euros".

Fernando Alexandre elogiou ainda o trabalho de todas as forças policiais, em particular a GNR e PSP, "no combate à criminalidade".

"Evidentemente que há casos de criminalidade violenta e há sempre novos desafios, mas não posso deixar de referir que, desde 2008, Portugal tem vindo a registar uma descida contínua e consistente, seja na criminalidade geral participada, seja na criminalidade violenta e grave", frisou, revelando que "os dados provisórios de 2014 mostram que esta tendência se mantém".

O secretário de Estado acrescentou que "Portugal é dos países mais seguros do mundo. [Esta segurança] É um ativo muito importante que o país tem, seja para atrair turismo, investimento ou para o bem-estar de todos nós."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório