Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Jihadistas portugueses "torturaram reféns"

Um dos portugueses que um ex-prisioneiro do Estado Islâmico terá visto a torturar reféns será Nero Saraiva, suspeito de estar ligado à produção de vídeos de propaganda dos jihadistas, revela o Expresso.

Jihadistas portugueses "torturaram reféns"
Notícias ao Minuto

09:22 - 07/02/15 por Notícias Ao Minuto

País Estado Islâmico

Um ex-prisioneiro do Estado Islâmico revelou ao jornal Expresso que, durante os 36 dias em que esteve detido, havia “dois carcereiros portugueses”. Embora a ele não lhe tenham batido, estes jihadistas com raízes portuguesas “bateram e torturam outros presos”.

A revelação é feita por Ahmad Walid Rashidi, um antigo refugiado afegão que encontrou uma segunda oportunidade na Europa. Na Alemanha trataram-no a uma perna mutilada. Da Dinamarca fez a sua segunda casa. Tem 22 anos e é estudante de medicina. Esteve na Síria a acompanhar a mãe de duas adolescentes que se tinham juntado ao Estado Islâmico. Acabou preso durante 36 dias, onde testemunhou in loco sentiu na própria pele a brutalidade do califado.

Ahmad, embora não tenha sido torturado por portugueses, foi também agredido no tempo em que esteve preso. E não hesita em catalogar os carcereiros: “todos os jihadistas europeus são sádicos: odeiam-te e depois falam contigo”, revela ao Expresso, acrescentando que estes passavam metade do tempo no campo de batalha e na outra metade a guardar presos.

As jovens que foi tentar resgatar optaram por ficar por lá. Ele e a mãe das adolescentes voltaram, depois de o Estado Islâmico ter percebido que não eram espiões. Ainda assim, diz-se orgulhoso da sua luta e de ter sobrevivido – apesar de tudo, conseguiu uma raridade: criar um contacto entre mãe e filhas, algo difícil no Estado Islâmico. Diz ainda que seria capaz de voltar para ajudar outros amigos e que espera um dia que as duas raparigas regressem. Irá ajudá-las, mas elas terão de perceber que erraram. E ser castigadas pela sua opção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório