Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Propinas no básico e secundário dividem portugueses

A ideia defendida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de introduzir novas taxas na educação é apoiada por mais de 50% dos inquiridos no barómetro de Dezembro do jornal i/Pitagórica. Ainda assim, esta matéria não é consensual, dado que também uma grande percentagem dos portugueses se opõe à medida.

Propinas no básico e secundário dividem portugueses
Notícias ao Minuto

07:49 - 09/01/13 por Noticias Ao Minuto

País Sondagens

Questionados pelo barómetro i/Pitagórica sobre se concordam que “as famílias com mais rendimentos paguem parte do custo do serviço prestado pelas escolas públicas do ensino básico e secundário e que as famílias com menos rendimentos fiquem isentas de qualquer eventual propina”, 52,5% diz concordar com a medida, apresentada e defendida pelo primeiro-ministro.

Contudo, também uma larga percentagem (41,4%) responde “não”, mostrando-se contra a aplicação de propinas no básico e secundário.

Sobre a aplicação na educação de isenções a agregados familiares cujo rendimento mensal seja igual ou inferior a 628,83 euros, conforme acontece no sector da saúde, 60% dos inquiridos apoia a medida, contra 35,2% que responde “não”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório