Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Alcobaça recebe primeira unidade de cuidados paliativos

O Centro Hospitalar de Leiria anunciou hoje a criação, no Hospital de Alcobaça, da primeira unidade de internamento de cuidados paliativos do distrito.

Alcobaça recebe primeira unidade de cuidados paliativos
Notícias ao Minuto

19:18 - 02/02/15 por Lusa

País Leiria

A unidade de internamento em cuidados paliativos "ainda está em fase de estudo", mas, de futuro, "permitirá finalmente trazer resposta aos doentes com necessidade deste tipo de cuidados", sublinha Helder Roque, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), numa nota enviada hoje às redações.

A unidade, que foi recentemente autorizada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, colmatará a falta de respostas no distrito que, segundo Helder Roque, "não dispõe de qualquer cama de internamento no âmbito dos cuidados paliativos", apesar do elevado índice de envelhecimento da região -- o segundo mais alto a nível nacional, a seguir ao Alentejo -- e do "aumento da prevalência de doenças crónicas".

A nova unidade de cuidados paliativos terá por missão "proporcionar aos utentes com doença prolongada, incurável e progressiva, com prognóstico de vida limitada, a prestação de cuidados de saúde com a máxima qualidade, num ambiente confortável e tranquilo, e adaptado às necessidades dos doentes e suas famílias", refere o CHL no documento enviado às redações.

A escolha do Hospital de Alcobaça para a sua implementação integra-se na estratégia de dinamização daquele hospital, que "se pretende próximo das populações e ativo no serviço que presta aos utentes", justifica Helder Roque.

O projeto de criação da nova unidade de cuidados paliativos, a implementar no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, encontra-se em fase de estudo, devendo o CHL apresentar uma proposta funcional à tutela para se avançar com a respetiva concretização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório