Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Portugal condena ataque terrorista em mesquita xiita

O Governo português repudiou hoje, através de um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o "violento ataque terrorista" numa mesquita xiita no sul do Paquistão, que causou pelo menos 60 mortos e dezenas de feridos.

Portugal condena ataque terrorista em mesquita xiita
Notícias ao Minuto

22:45 - 30/01/15 por Lusa

País Paquistão

Na nota, o ministério chefiado por Rui Machete afirma que o executivo "condena veementemente o violento ataque terrorista" que ocorreu hoje numa mesquita da minoria xiita em Shikarpur, na província de Sindh, pouco depois de terminada a oração de sexta-feira, o dia sagrado dos muçulmanos.

"O Governo português expressa ao Governo do Paquistão e às famílias das vítimas as suas mais sinceras condolências e a sua solidariedade para com os feridos, reafirmando a condenação do terrorismo sob todas as formas", afirma o comunicado do Palácio das Necessidades.

Este foi o mais sangrento ataque sectário desde janeiro do ano passado, quando 24 peregrinos xiitas que regressavam de autocarro do Irão foram mortos num ataque na província do Baluchistão (sul).

A par do alto nível de violência terrorista, o Paquistão tem sofrido um número crescente de ataques sectários desde 2012, perpetrados maioritariamente por grupos radicais da maioria sunita contra elementos da minoria xiita, que corresponde a cerca de 20% da população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório