Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Dívidas do Estado fecham escola de música no Minho

A Academia de Música Fernandes Fão, com vários polos em cidades do Minho, não abre portas na próxima segunda-feira, devido às dívidas do Estado, deixando cerca de 600 alunos sem aulas, disse à Lusa o diretor administrativo da instituição.

Dívidas do Estado fecham escola de música no Minho
Notícias ao Minuto

21:32 - 30/01/15 por Lusa

País Fernandes Fão

A escola tem um polo principal em Ponte de Lima, onde estudam 270 alunos, mas, ao todo, espalhados pelos polos de Ponte de Lima, Valença, Vila Nova da Cerveira, Caminha e Melgaço, estudam 600 alunos que, a partir de segunda-feira, deixam de poder ter aulas, sem saber quando podem regressar.

Em causa estão dívidas do Estado referentes ao financiamento assegurado através do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).

Esta, como as outras escolas financiadas por este programa de fundos comunitários, já deveria ter recebido em setembro ou outubro 15% do financiamento correspondente ao adiantamento que é pago no início do ano letivo.

Depois deste adiantamento deveriam ter recebido em dezembro os reembolsos relativos aos meses de setembro e outubro, e deveriam estar a receber, por estes dias, os reembolsos relativos a novembro e dezembro, uma vez que o POPH funciona numa lógica de reembolso de despesa já efetuada.

"Ainda não recebemos nada. Temos 50 professores com salários em atraso desde setembro, o que já perfaz seis vencimentos em atraso, contando com o subsídio de natal. Um dos docentes já pediu rescisão de contrato", disse à Lusa o diretor administrativo da Academia de Música Fernandes Fão, Fernando Rebelo, adiantando que são cerca de 400 mil euros a verba que já devia ter sido paga à instituição.

O responsável, que acredita que a situação será regularizada em breve, afirmou que as escolas da Academia reabrem quando for pago, pelo menos, o adiantamento de 15% que deveria ter sido feito no início do ano letivo.

Na terça-feira, no parlamento, durante a audição regular do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, pelos deputados da comissão de Educação, o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Egídio Reis, garantiu que, no que dizia respeito ao financiamento ao ensino artístico especializado, realizado através do POPH, estava "tudo pago".

Egídio Reis justificou ainda os atrasos nas transferências de verbas com a "execução complexa por transição do quadro comunitário de apoio", acrescentando que, no caso das escolas profissionais, havia ainda cerca de 50 contratos pendentes da entrega de alguns documentos no âmbito do POPH.

À Lusa, o presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), José Luís Presa, referiu que, nesta altura, apenas um terço das escolas com verbas em atraso já deverá ter recebido os pagamentos, mas acredita que dentro de dias a situação estará resolvida.

"Face à informação que temos, acredito que dentro de dias os reembolsos deverão ser pagos, mas é muito tempo", declarou, recordando que as escolas atravessam dificuldades e há muitos salários em atraso, mas, ao contrário do ensino artístico especializado, não existem no ensino profissional escolas encerradas.

José Luís Presa referiu que entre as ordens de pagamento e a chegada do dinheiro às escolas decorrem três dias, e que estará para breve a resolução do problema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório