Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Moradores não sentiram efeitos de redução de horários dos bares

Moradores do Cais do Sodré e em Santos, Lisboa, dizem não sentir ainda melhorias decorrentes da redução de horários dos bares estabelecida pela Câmara, mas alguns proprietários dos espaços já falam em perdas de faturação de 30%.

Moradores não sentiram efeitos de redução de horários dos bares
Notícias ao Minuto

18:11 - 30/01/15 por Lusa

País Lisboa

Desde a passada sexta-feira que os bares do Cais do Sodré, de Santos e da Bica passaram a fechar às 02:00 nos dias úteis e às 03:00 ao fim de semana, enquanto podiam funcionar até às 04:00, devido à entrada em vigor de um despacho da Câmara de Lisboa.

"No Cais do Sodré disseram-me que não tinha mudado rigorosamente nada", já que "os bares fecharam mais cedo, mas as pessoas ficaram na rua", afirmou hoje à Lusa Isabel Sá da Bandeira, do movimento Aqui Mora Gente, que agrega residentes no Cais e em Santos.

Já "no jardim de Santos continuou a bagunça do costume, mas no largo os bares fecharam a horas decentes", acrescentou a responsável, admitindo que "ainda é muito cedo para se ver" as melhorias.

O despacho do município prevê também que os bares não vendam bebidas para fora a partir da 01:00, de forma a diminuir o ruído, que é a principal queixa dos moradores.

No caso dos bares de pequenas dimensões, que dependem da venda para o exterior, já houve uma "redução na fatura na ordem dos 20 a 30%", especificou o proprietário Miguel Gonçalves.

O também representante do movimento Lisboa Com Vida, que junta bares com capacidade para 15 a 20 pessoas, referiu que no verão a quebra esperada é de 70%, altura em que as pessoas saem mais e "querem é estar na rua".

No fim de semana passado, alguns destes bares realizaram uma ação satírica para assinalar 'fora de jogo' aos clientes que levassem copos para a rua após à 01:00, o que facilitou a compreensão dos clientes, embora alguns não tenham gostado, adiantou o proprietário.

Caso a limitação de venda para a rua após a 01:00 não seja cumprida, o estabelecimento poderá ser penalizado com a redução temporária do horário de encerramento para as 23:00 todos os dias, o que Miguel Gonçalves quer evitar devido às "consequências letais" que poderia ter no negócio.

Gonçalo Riscado, da Associação do Cais do Sodré, que agrega estabelecimentos de maiores dimensões, sublinhou que "a medida teve um impacto enorme", levando à diminuição dos "copos de plástico e [da] sujidade" nas ruas.

Mostrando-se a favor do despacho, defendeu que "o grande desafio é ter pessoas mais cedo" no Cais do Sodré, através da criação de iniciativas culturais e lúdicas.

As lojas de conveniência também são afetadas, tendo de encerrar no máximo às 22:00, quando antes podiam estar abertas até às 02:00, medida que, à semelhança das anteriores, pode ser contestadas nos três primeiros meses.

Foi o que fez Master Ilas Ali, dono de uma loja na Rua de São Paulo que avançou com uma providência cautelar, a 21 de janeiro, no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, alegando que vai ter prejuízos por encerrar mais cedo.

Contudo, a autarquia argumentou que seria "uma grave lesão de interesse público" suspender o despacho, decisão que a advogada do proprietário, Carla Lencastre, contestou, aguardando-se ainda a uma decisão.

A advogada informou ainda ter conhecimento de outros proprietários de lojas de conveniência e até de bares que tencionam fazer o mesmo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório