Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Diretores do INEM escolhem as suas mulheres para dar formação

O INEM proporcionou a 20 dos seus melhores profissionais uma formação específica, nunca dada em Portugal, que tem um custo de cerca de cinco mil euros. Segundo o Jornal de Notícias, as formadoras são a mulher do presidente do INEM e a esposa de um dos assistentes do presidente.

Diretores do INEM escolhem as suas mulheres para dar formação
Notícias ao Minuto

09:39 - 30/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Polémica

Chama-se Pre Hospital Trauma Life Support e é uma formação dada pela AEM Portugal que custou ao INEM cerca de cinco mil euros.

Escreve o Jornal de Notícias que foram convidados os 20 profissionais do INEM “que mais se destacaram em 2014”, mas a polémica envolve os formadores e não os formandos, pois as aulas foram dadas pela mulher do presidente do INEM e pela mulher de um dos assessores do presidente.

Uma das formadoras era Isabel Miranda, enfermeira e mulher de Paulo Campos, presidente do Instituto de Nacional de Emergência Médica. Outra das formadoras era a médica Julieta Vieira, esposa de Pedro Vieira, um dos assessores do presidente.

Esta proximidade entre a instituição e os formadores está, segundo o Jornal de Notícias, a causar mal-estar dentro do INEM.

Outra polémica prende-se com o pagamento à AEM Portugal cujos cursos têm um custo médio de 300 euros por pessoa. Contudo, o valor pago pelo INEM pelos 20 formandos foi de cinco mil euros. Confrontado com esta questão, o INEM assegurou por escrito que “pagou o curso, dentro da lei e conforme contratualizado”.

Ainda sobre as formadoras, a AEM garantiu que estas não receberam qualquer valor monetário, pois a associação, sem fins lucrativos, vive do “espírito de voluntariado”, tendo sido pagas apenas as despesas com a alimentação e estadia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório