Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Ponte pedo-ciclável sobre a 2.ª Circular "aberta e transitável"

A ponte pedonal e para bicicletas sobre a Segunda Circular, em Lisboa, está "aberta e transitável", após as grades de proteção terem sido removidas ao final do dia, disse hoje fonte do gabinete do vereador da Estrutura Verde.

Ponte pedo-ciclável sobre a 2.ª Circular "aberta e transitável"
Notícias ao Minuto

22:46 - 29/01/15 por Lusa

País Câmara Municipal de Lisboa

"A equipa da Câmara removeu as grades ao final do dia. A ponte está aberta e transitável", afirmou a mesma fonte, em declarações à agência Lusa.

O presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso, confirmou hoje à Lusa que "já foram retiradas as proteções que impediam que as pessoas circulassem" na ponte e adiantou que a inauguração será no dia 14 de fevereiro.

Na quarta-feira, o vereador da Estrutura Verde da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, disse em reunião camarária que a ponte iria abrir naquele dia ou hoje.

Questionado à margem do encontro, Sá Fernandes admitiu não haver uma data para inaugurar a infraestrutura, alegando que "inaugurações são para os políticos" porque a Câmara "tem é de fazer obras".

Os trabalhos na ponte pedonal e de bicicletas foram dados como concluídos em julho pela Galp Energia, que financiou a obra juntamente com o município. Na altura, de acordo com o porta-voz da empresa, faltavam "diversos acabamentos finais".

Fonte do gabinete do vereador referiu hoje que "o primeiro objetivo era abrir a ponte, [e] está feito" e "certamente que deverá haverá um ato formal depois que marcará a inauguração".

A mesma fonte explicou que a Câmara recebeu a ponte, por parte da Galp, "esta semana" e que os atrasos se deveram a "processos de construção que era preciso resolver".

"Quando a Câmara recebe uma obra, seja ela qual for e seja a Câmara a promotora ou não, tem de haver uma 'check-list'", o que significa que o município "concorda com os parâmetros, porque depois vai gerir o equipamento", indicou.

O projeto da ponte pedonal e ciclável, que liga as juntas de freguesia de São Domingos de Benfica e Carnide, foi apresentado em setembro de 2011 e o concurso lançado pouco tempo depois.

Esta ponte, inicialmente com conclusão prevista para a primavera de 2012, tinha um custo estimado de 1,2 milhões de euros e seria construída pela Fundação Galp Energia, no âmbito de um protocolo que a entidade estabeleceu com a Câmara de Lisboa em 2009, para promover formas de mobilidade mais sustentável na cidade.

Um ano depois do prazo estimado para a conclusão da ponte, o custo das obras aumentou para 1,365 milhões e a execução do projeto passou para a Lisboagás, empresa do grupo Galp Energia, que só tinha disponibilidade para financiar 900 mil euros, pelo que a Câmara de Lisboa propôs "comparticipar o valor remanescente", não ultrapassando os 465 mil euros, "mediante a doação em pagamento de taxas de ocupação de subsolo devidas pela Lisboagás ao município de Lisboa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório