Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Corrida solidária passa em maio por sete cidades do Norte

Sete cidades do Norte de Portugal aderiram à corrida Wings for Life World Run que a 03 de maio, em simultâneo com outros 34 locais do Mundo, deve juntar cerca de 150 mil pessoas, apontou hoje a organização portuguesa.

Corrida solidária passa em maio por sete cidades do Norte
Notícias ao Minuto

14:14 - 29/01/15 por Lusa

País Wings for Life

Com o lema "correr por aqueles que não podem" esta é uma corrida solidária, cuja verba das inscrições reverte na totalidade para a cura das lesões da espinal-medula.

Numa cerimónia de apresentação da Wings for Life World Run que esta manhã decorreu na câmara do Porto, Fernando Figueiredo, líder da organização lusa, apontou como meta futura abranger 100 países e um milhão de pessoas que correrão ao mesmo tempo em todas as partes do mundo.

Já à margem da iniciativa, o responsável indicou à Lusa que a versão portuguesa deverá juntar cerca de cinco mil pessoas.

Com partida marcada para as 12:00, junto ao pavilhão Rosa Mota, no Porto, o percurso da Wings for Life World Run poderá englobar cidades como Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Espinho, Ovar, Aveiro e Murtosa, mas sem uma distância definida ou uma chegada física.

No parque da cidade do Porto, por exemplo, estará o ponto equivalente aos cinco quilómetros. Já quem atravessar a Ponte D. Luís para chegar às caves do Vinho do Porto, em Gaia, estará a percorrer 18/20 quilómetros. Na praia de Esmoriz (Ovar) estarão percorridos 50, em S. Jacinto (Aveiro) 84 e na Murtosa 100 quilómetros.

O vencedor é encontrado por um carro que funciona como meta, que vai partir 30 minutos depois dos corredores, apanhando-os até ao último homem e à última mulher, que serão coroados campeões.

"O vosso objetivo [dirigindo-se aos atletas] é correr e aproveitar. Qualquer pessoa pode potencialmente vir a ter este problema [lesão da espinal-medula]. A investigação é fundamental", disse o diretor desportivo internacional da prova, Colin Jackson, campeão mundial dos 110 metros barreiras em 1993 e 1999 e vice-campeão olímpico em 1988.

Uma opinião corroborada pelo ex-atleta paralímpico português Nuno Vitorino, que destacou, num testemunho sobre a sua vida após um acidente com uma arma que o obrigou a deslocar-se em cadeira de rodas, a importância de ser encontrada uma cura para estas lesões.

Já o "bom entendimento" entre as várias cidades vizinhas, bem como a "intensidade" da prova foram fatores destacados pelos presidentes da autarquia do Porto e da Federação Portuguesa de Atletismo, Rui Moreira e Jorge Vieira, respetivamente.

Esta corrida solidária - cuja inscrição custa 25 euros -- estreou-se em 2014 com 30 países, tendo sido angariados mais de três milhões de euros.

No ano passado, em Portugal, a anfitriã foi a localidade alentejana da Comporta e hoje a organização anunciou que esta corrida ficará no Norte por mais dois anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório