Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Candidaturas têm de ser apresentadas até 18 de fevereiro

Os partidos e coligações que pretendem concorrer às eleições legislativas antecipadas de 29 de março na Madeira tem até 18 de fevereiro para apresentar as respetivas candidaturas.

Candidaturas têm de ser apresentadas até 18 de fevereiro
Notícias ao Minuto

16:05 - 28/01/15 por Lusa

Política Madeira

Segundo n.º2 do artigo 25º da Lei Orgânica 01/2006, de 13 de fevereiro, que estabelece a Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, depois da declaração da dissolução do parlamento regional, a apresentação das candidaturas "faz-se até 40 dias antes da data marcada das eleições, perante os juízes cíveis do Tribunal da Comarca do Funchal".

De acordo com a mesma lei, o período da campanha eleitoral, tem início no "14º dia anterior ao dia designado para a eleição e finda 24 horas da antevéspera do dia marcado (art. 57º), decorrendo neste caso entre 16 e 27 de março.

O Presidente da República marcou hoje as eleições para o parlamento da Madeira para o dia 29 de março, uma data que vai ao encontro da opinião expressa na semana passada a Cavaco Silva por todos os partidos com assento na ALM, à exceção do PCP, que disse preferir uma data mais próxima do 25 de abril.

Os madeirenses vão às urnas para escolherem, "mediante sufrágio universal, direto e secreto, de harmonia com o princípio da representação proporcional, e por um único círculo eleitoral", os 47 deputados que compõem a Assembleia Legislativa da Madeira, sendo os votos sufragados convertidos em mandatos através do método de Hondt.

Este ato eleitoral antecipado acontece na sequência da realização das eleições internas no PSD/Madeira, o partido maioritário, cujos militantes escolheram Miguel Albuquerque para substituir Alberto João Jardim, o líder social-democrata madeirense há cerca de quatro décadas.

Albuquerque exigiu a realização de eleições antecipadas para ter legitimidade democrática e Jardim apresentou, a 12 de janeiro, o pedido de exoneração do cargo de presidente do Governo Regional ao representante da República, desencadeando o processo.

Foram convocados para auscultação os nove partidos que têm presentemente assento no parlamento madeirense pelo representante da República e pelo Chefe de Estado, Cavaco Silva, que reuniu em seguida o Conselho de Estado, órgão que deu parecer favorável à dissolução da Assembleia Legislativa da Madeira.

Nas últimas eleições legislativas regionais que se realizaram a 09 de outubro de 2011, o PSD/M, apesar de ter registado o seu pior resultado de sempre neste tipo de sufrágio, conseguiu assegurar a sua 9.ª maioria absoluta, conquistando 25 dos 47 lugares no parlamento da Madeira, ao obter 71.556 votos (48, 56%).

O CDS elegeu nove deputados e passou a ser a segunda força mais votada, seguindo-se o PS (6), o PTP (3), enquanto a CDU, o PND, o MPT, o PAN ficaram com um representante cada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório