Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Acordo sobre fármaco de hepatite C esperado "dentro de dias"

O presidente do Infarmed acredita que "dentro de dias" poderá surgir o acordo com o laboratório que comercializa o Sofosbuvir, um novo medicamento contra a hepatite C, aguardando resposta da empresa à última proposta do instituto.

Acordo sobre fármaco de hepatite C esperado "dentro de dias"
Notícias ao Minuto

14:08 - 28/01/15 por Lusa

País Infarmed

Eurico Castro Alves reagia desta forma à notícia do Jornal de Notícias (JN) que hoje dá conta de uma união dos maiores hospitais do país contra a empresa que vende o novo fármaco da hepatite C.

De acordo com o JN, "os hospitais de S. João e de Santo António, no Porto, os Hospitais Universitários de Coimbra, o Hospital de Santa Maria e o Centro Hospitalar Lisboa Central (S. José) decidiram unir-se e tomar uma posição de força contra a farmacêutica norte-americana Gilead Sciences".

"Os cinco hospitais juntaram-se para interpor uma providência cautelar por abuso de posição dominante contra a empresa que vende o novo fármaco da hepatite C" e "vão fazer queixa na Autoridade da Concorrência", escreve o matutino.

Sem comentar a iniciativa, Eurico Castro Alves disse que está nas mãos do laboratório uma proposta do Infarmed -- sobre o preço do Sofosbuvir -- que o presidente do organismo acredita que vai ser bem-sucedida.

Após umas longas negociações, o Infarmed acredita agora que o acordo poderá estar para "dentro de dias".

Eurico Castro Alves realçou a boa vontade manifestada pela Gilead, que ofereceu cem tratamentos ao SNS, mas lembrou que um outro laboratório também ofereceu 130 tratamentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório