Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Sindicato reclama mecanismo de compensão cambial na Suíça

A secretária-geral do Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas (SPCL) afirmou hoje esperar que o governo português introduza na Suíça mecanismos de compensação cambial por causa da subida acentuada do franco em relação ao euro.

Sindicato reclama mecanismo de compensão cambial na Suíça
Notícias ao Minuto

13:46 - 28/01/15 por Lusa

País Professores

O SPCL e o embaixador português na Suíça, Paulo Da Silva, estiveram reunidos segunda-feira em Berna e, na ocasião, o embaixador "informou que existe um mecanismo no Ministério dos Negócios Estrangeiros para compensar eventuais perdas de salários devido às oscilações cambiais", disse à Lusa a dirigente sindical.

Esse mecanismo, explicou Teresa Soares, funciona como uma taxa fixa de câmbio, que seria utilizada caso a situação cambial fosse "muito negativa".

"Este procedimento já é do meu conhecimento mas, ao que parece, nunca foi utilizado, pelo menos na Suíça".

O embaixador também informou a secretária-geral da SPCL que o caso está nas mãos do secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.

Além da SPCL, estavam presentes, entre outros, representantes do grupo sindical UNIA e da coordenação do ensino.

Em declarações à Lusa, fonte da coordenação do ensino disse "esperar que, brevemente, haja uma solução", considerando que "o problema é demasiado grave para que não sejam tomadas medidas a curto prazo".

A reunião decorreu na sequência da degradação das condições salariais dos funcionários públicos portugueses na Suíça, após o fim da taxa cambial fixa entre o euro e o franco suíço.

O Banco Nacional Suíço (BNS) aboliu a taxa de câmbio mínima do franco suíço face ao euro (1,20 francos por euro), em vigor desde setembro de 2011 e eixo principal da política monetária suíça há mais de três anos.

Esta medida levou a uma valorização forte do franco suíço face ao euro, atingindo máximos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório