Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Principais acontecimentos registados neste dia

Principais acontecimentos registados no dia 28 de janeiro, Dia Europeu da Proteção de Dados.

Principais acontecimentos registados neste dia
Notícias ao Minuto

06:42 - 26/01/15 por Lusa

País Efeméride

Lisboa, 26 jan - Principais acontecimentos registados no dia 28 de janeiro, Dia Europeu da Proteção de Dados:

1547 - Morre Henrique VIII de Inglaterra. Sucede-lhe Eduardo VI.

1641 - Realizam-se as primeiras Cortes portuguesas, após a Restauração da Independência em 1640.

1808 -- Invasões francesas. Os portos do Brasil abrem-se ao comércio internacional.

1835 - Casamento de D. Maria II, com o príncipe Augusto do Lichenstein.

1887 - Começa a construção da Torre Eiffel, em Paris, no local da Exposição Universal de 1890.

-- Nasce o pianista Artur Rubinstein.

1898 - Morre Capelo Ivens, explorador português do continente africano.

1908 -- Prisão dos republicanos Afonso Costa, Egas Moniz, João Chagas e António José de Almeida e de Luz de Almeida, chefe da Carbonária.

1909 - Termina o controlo norte-americano de Cuba.

1912 -- Tem início uma greve geral em Lisboa de apoio aos assalariados rurais do Alentejo (que iniciaram uma greve poucos dias antes).

- É disputado o primeiro jogo de futebol da Associação Académica de Coimbra, na Ínsua dos Bentos, com o Ginásio Club de Coimbra. A Académica surge equipada com camisolas brancas e calções pretos, num encontro que vence por 1-0.

1916 -- Nasce o escritor Vergílio Ferreira, autor de "Manhã Submersa".

1924 -- Morre Joaquim Teófilo Braga, escritor, político, filólogo, professor, militante Republicano, primeiro presidente do Governo Provisório da I República e segundo Presidente da República Portuguesa.

1935 - A Islândia despenaliza o aborto. É o primeiro país do mundo a recusar a aplicação de penas sobre a interrupção voluntária da gravidez.

1939 - A Bulgária exige a revisão do Tratado de Neuilly e a reintegração das regiões perdidas no fim da Grande Guerra de 1914-18.

1945 - II Guerra Mundial. O primeiro comboio norte-americano de abastecimentos atravessa a estrada de Burma.

1949 -- Criação do Conselho da Europa.

1958 - Godtfred Kirk Christiansen, o filho do carpinteiro Ole Kristiansen, cria a patente das peças Lego, com as quais se podem fazer infinitas montagens.

1975 - A assembleia do MFA sanciona a unicidade sindical, em Portugal.

1979 -- Primeira visita a Washington de um dirigente da China, o vice-primeiro-ministro Deng Xiao-Ping.

1980 - Abolhassan Bani-Sadr é eleito primeiro presidente da República Islâmica do Irão.

1983 - Morre, no Rio de Janeiro, o cineasta português Chianca de Garcia.

1986 - O Space Shuttle Challenger explode no ar, matando os sete tripulantes, 75 segundos após o lançamento.

1990 - A atleta portuguesa Rosa Mota, campeã olímpica, vence a maratona de Osaka, no Japão.

1991 - Corrupção no futebol francês leva à suspensão, por um ano, de Bernard Tapié, presidente do Marselha e "patrão" da Adidas.

1993 - Morre o ator Amílcar Botica, 61 anos.

1995 - Torres Couto abandona a liderança da UGT. Sucede-lhe João Proença.

1996 - Morre o poeta norte-americano, de origem russa, Iossip Brodsky, 55 anos, Nobel da Literatura em 1987.

1997 - A Câmara de Deputados do Brasil aprova a emenda constitucional que permite a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso.

2000 - O Orçamento do Estado português sobe, em 20 por cento, o investimento científico.

2001 - Morre o poeta português Egipto Gonçalves.

2002 - Morre a escritora sueca Astrid Lindgren, 94 anos, autora de "Pipi das Meias Altas".

2003 - O Conselho Superior de Magistratura sugere a introdução de "uma indemnização punitiva, no caso de violação de direitos de personalidade, cometida através de televisão".

2004 - Os Prémios Pen Clube Português de Ficção, Poesia, Ensaio e Primeira Obra são entregues a, respetivamente, Mafalda Ivo Cruz ("O Rapaz de Botticelli"), João Rui de Sousa ("Obra Poética"), Rui Estrada ("O Céu Aberto do Senso Comum") e Frederico Lourenço ("Pode um Desejo Imenso").

2005 -- O movimento islamista radical Hamas vence as eleições municipais da Faixa de Gaza.

2006 - O ex-candidato à Presidência da República Manuel Alegre anuncia a criação de um movimento de cidadãos, com base na estrutura de apoio à sua candidatura.

2007 - É detido em São Paulo um dos autores do maior assalto a um banco na história do Brasil, ocorrido em agosto de 2005, em Fortaleza.

- O Sinn Fein reconhece pela primeira vez a autoridade da polícia da Irlanda do Norte, numa decisão considerada histórica pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

- Morre Karel Svoboda, 68 anos, compositor checo, autor da banda sonora da série de desenhos animados "A Abelha Maia".

2008 -- A parte da frente ribeirinha de Lisboa passa a estar sob gestão camarária, nos termos de um protocolo assinado entre o Governo e a autarquia. Aquelas áreas ribeirinhas não ficarão sujeitas à especulação imobiliária, permanecendo no domínio público.

- Tem início o sistema único de pagamentos em euros (SEPA), com a inauguração pelos bancos dos primeiros instrumentos de pagamento SEPA para as transferências, no que a Comissão Europeia classificou como "um dia histórico".

- A explosão de uma bomba no sudoeste da Somália mata três trabalhadores humanitários dos Médicos Sem Fronteiras e um jornalista.

- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeia um alto funcionário português, Victor Da Silva Ângelo, representante especial para a Missão da ONU na República centro-africana e no Chade

- A Linha do Tua reabre em toda a extensão, quase um ano depois do acidente em que morreram três ferroviários.

- Morre o arcebispo ortodoxo de Atenas e primaz da Grécia, Christodulos, aos 69 anos, na sua residência na capital grega vítima de doença prolongada.

2009 - Caso BPN. Audição do antigo vice-governador do Banco de Portugal, com a tutela da supervisão financeira, António Marta, na Comissão Parlamentar de Inquérito.

- Morre António Maria Pereira, advogado e ex-deputado do PSD à Assembleia da República, fundador da histórica editora Parceria AM Pereira, 84 anos.

2010 - Apresentação do iPad, em São Francisco, pelo CEO da Apple, Steve Jobs.

- Morre, aos 91 anos, o escritor norte-americano J. D. Salinger, autor do romance "À Espera no Centeio" ("Uma Agulha no Palheiro", na primeira tradução portuguesa de João Palma-Ferreira).

2011 - A soprano galesa Margaret Price, considerada como uma das maiores vozes do mundo, morre aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco em sua casa, próximo de Cardigan, no País de Gales.

- Morre o jornalista José Pedro Barreto, aos 62 anos. Desempenhava funções de editor de internacional na TVI.

- Sushil Kumar Dhara morre aos 99 anos. Foi uma das figuras históricas da independência da Índia, combateu os britânicos e passou 12 anos nas prisões antes de 1948.

- A cantora lírica galesa Margaret Price, considerada uma das mais belas vozes do mundo da ópera, morre aos 69 anos.

2013 - Morre Ceija Stojka, escritora e pintora austríaca, de origem cigana, sobrevivente dos campos de concentração nazis, aos 79 anos, num hospital de Viena.

2014 - O Presidente da República envia para o Tribunal Constitucional a proposta de referendo sobre a coadoção e adoção de crianças por casais do mesmo sexo, aprovada a 17 de janeiro apenas com os votos do PSD.

- O Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social anuncia um investimento aproximado de 1.300 milhões de euros para apoiar a formação e a criação de emprego jovem no âmbito do programa "Garantia Jovem".

- Morre António Soares Carneiro, ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e candidato presidencial, aos 86 anos, vítima de doença prolongada.

- Blas Piñar, líder da Extrema-Direita espanhola e fundador da Fuerza Nueva, morre aos 95 anos, em Madrid.

- Morre Fernand Leduc, pintor canadiano, aos 97 anos, em Montreal.

======================.

Este é o vigésimo oitavo dia do ano. Faltam 337 dias para o termo de 2015.

Pensamento do dia: "O orgulho é desprovido de alma e, no entanto, em tudo a imita". Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório