Lisboa, 26 jan - Principais acontecimentos registados no dia 28 de janeiro, Dia Europeu da Proteção de Dados:
1547 - Morre Henrique VIII de Inglaterra. Sucede-lhe Eduardo VI.
1641 - Realizam-se as primeiras Cortes portuguesas, após a Restauração da Independência em 1640.
1808 -- Invasões francesas. Os portos do Brasil abrem-se ao comércio internacional.
1835 - Casamento de D. Maria II, com o príncipe Augusto do Lichenstein.
1887 - Começa a construção da Torre Eiffel, em Paris, no local da Exposição Universal de 1890.
-- Nasce o pianista Artur Rubinstein.
1898 - Morre Capelo Ivens, explorador português do continente africano.
1908 -- Prisão dos republicanos Afonso Costa, Egas Moniz, João Chagas e António José de Almeida e de Luz de Almeida, chefe da Carbonária.
1909 - Termina o controlo norte-americano de Cuba.
1912 -- Tem início uma greve geral em Lisboa de apoio aos assalariados rurais do Alentejo (que iniciaram uma greve poucos dias antes).
- É disputado o primeiro jogo de futebol da Associação Académica de Coimbra, na Ínsua dos Bentos, com o Ginásio Club de Coimbra. A Académica surge equipada com camisolas brancas e calções pretos, num encontro que vence por 1-0.
1916 -- Nasce o escritor Vergílio Ferreira, autor de "Manhã Submersa".
1924 -- Morre Joaquim Teófilo Braga, escritor, político, filólogo, professor, militante Republicano, primeiro presidente do Governo Provisório da I República e segundo Presidente da República Portuguesa.
1935 - A Islândia despenaliza o aborto. É o primeiro país do mundo a recusar a aplicação de penas sobre a interrupção voluntária da gravidez.
1939 - A Bulgária exige a revisão do Tratado de Neuilly e a reintegração das regiões perdidas no fim da Grande Guerra de 1914-18.
1945 - II Guerra Mundial. O primeiro comboio norte-americano de abastecimentos atravessa a estrada de Burma.
1949 -- Criação do Conselho da Europa.
1958 - Godtfred Kirk Christiansen, o filho do carpinteiro Ole Kristiansen, cria a patente das peças Lego, com as quais se podem fazer infinitas montagens.
1975 - A assembleia do MFA sanciona a unicidade sindical, em Portugal.
1979 -- Primeira visita a Washington de um dirigente da China, o vice-primeiro-ministro Deng Xiao-Ping.
1980 - Abolhassan Bani-Sadr é eleito primeiro presidente da República Islâmica do Irão.
1983 - Morre, no Rio de Janeiro, o cineasta português Chianca de Garcia.
1986 - O Space Shuttle Challenger explode no ar, matando os sete tripulantes, 75 segundos após o lançamento.
1990 - A atleta portuguesa Rosa Mota, campeã olímpica, vence a maratona de Osaka, no Japão.
1991 - Corrupção no futebol francês leva à suspensão, por um ano, de Bernard Tapié, presidente do Marselha e "patrão" da Adidas.
1993 - Morre o ator Amílcar Botica, 61 anos.
1995 - Torres Couto abandona a liderança da UGT. Sucede-lhe João Proença.
1996 - Morre o poeta norte-americano, de origem russa, Iossip Brodsky, 55 anos, Nobel da Literatura em 1987.
1997 - A Câmara de Deputados do Brasil aprova a emenda constitucional que permite a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso.
2000 - O Orçamento do Estado português sobe, em 20 por cento, o investimento científico.
2001 - Morre o poeta português Egipto Gonçalves.
2002 - Morre a escritora sueca Astrid Lindgren, 94 anos, autora de "Pipi das Meias Altas".
2003 - O Conselho Superior de Magistratura sugere a introdução de "uma indemnização punitiva, no caso de violação de direitos de personalidade, cometida através de televisão".
2004 - Os Prémios Pen Clube Português de Ficção, Poesia, Ensaio e Primeira Obra são entregues a, respetivamente, Mafalda Ivo Cruz ("O Rapaz de Botticelli"), João Rui de Sousa ("Obra Poética"), Rui Estrada ("O Céu Aberto do Senso Comum") e Frederico Lourenço ("Pode um Desejo Imenso").
2005 -- O movimento islamista radical Hamas vence as eleições municipais da Faixa de Gaza.
2006 - O ex-candidato à Presidência da República Manuel Alegre anuncia a criação de um movimento de cidadãos, com base na estrutura de apoio à sua candidatura.
2007 - É detido em São Paulo um dos autores do maior assalto a um banco na história do Brasil, ocorrido em agosto de 2005, em Fortaleza.
- O Sinn Fein reconhece pela primeira vez a autoridade da polícia da Irlanda do Norte, numa decisão considerada histórica pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
- Morre Karel Svoboda, 68 anos, compositor checo, autor da banda sonora da série de desenhos animados "A Abelha Maia".
2008 -- A parte da frente ribeirinha de Lisboa passa a estar sob gestão camarária, nos termos de um protocolo assinado entre o Governo e a autarquia. Aquelas áreas ribeirinhas não ficarão sujeitas à especulação imobiliária, permanecendo no domínio público.
- Tem início o sistema único de pagamentos em euros (SEPA), com a inauguração pelos bancos dos primeiros instrumentos de pagamento SEPA para as transferências, no que a Comissão Europeia classificou como "um dia histórico".
- A explosão de uma bomba no sudoeste da Somália mata três trabalhadores humanitários dos Médicos Sem Fronteiras e um jornalista.
- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeia um alto funcionário português, Victor Da Silva Ângelo, representante especial para a Missão da ONU na República centro-africana e no Chade
- A Linha do Tua reabre em toda a extensão, quase um ano depois do acidente em que morreram três ferroviários.
- Morre o arcebispo ortodoxo de Atenas e primaz da Grécia, Christodulos, aos 69 anos, na sua residência na capital grega vítima de doença prolongada.
2009 - Caso BPN. Audição do antigo vice-governador do Banco de Portugal, com a tutela da supervisão financeira, António Marta, na Comissão Parlamentar de Inquérito.
- Morre António Maria Pereira, advogado e ex-deputado do PSD à Assembleia da República, fundador da histórica editora Parceria AM Pereira, 84 anos.
2010 - Apresentação do iPad, em São Francisco, pelo CEO da Apple, Steve Jobs.
- Morre, aos 91 anos, o escritor norte-americano J. D. Salinger, autor do romance "À Espera no Centeio" ("Uma Agulha no Palheiro", na primeira tradução portuguesa de João Palma-Ferreira).
2011 - A soprano galesa Margaret Price, considerada como uma das maiores vozes do mundo, morre aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco em sua casa, próximo de Cardigan, no País de Gales.
- Morre o jornalista José Pedro Barreto, aos 62 anos. Desempenhava funções de editor de internacional na TVI.
- Sushil Kumar Dhara morre aos 99 anos. Foi uma das figuras históricas da independência da Índia, combateu os britânicos e passou 12 anos nas prisões antes de 1948.
- A cantora lírica galesa Margaret Price, considerada uma das mais belas vozes do mundo da ópera, morre aos 69 anos.
2013 - Morre Ceija Stojka, escritora e pintora austríaca, de origem cigana, sobrevivente dos campos de concentração nazis, aos 79 anos, num hospital de Viena.
2014 - O Presidente da República envia para o Tribunal Constitucional a proposta de referendo sobre a coadoção e adoção de crianças por casais do mesmo sexo, aprovada a 17 de janeiro apenas com os votos do PSD.
- O Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social anuncia um investimento aproximado de 1.300 milhões de euros para apoiar a formação e a criação de emprego jovem no âmbito do programa "Garantia Jovem".
- Morre António Soares Carneiro, ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e candidato presidencial, aos 86 anos, vítima de doença prolongada.
- Blas Piñar, líder da Extrema-Direita espanhola e fundador da Fuerza Nueva, morre aos 95 anos, em Madrid.
- Morre Fernand Leduc, pintor canadiano, aos 97 anos, em Montreal.
======================.
Este é o vigésimo oitavo dia do ano. Faltam 337 dias para o termo de 2015.
Pensamento do dia: "O orgulho é desprovido de alma e, no entanto, em tudo a imita". Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.