Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Macedo fez o que pôde com o dinheiro que tinha para a Saúde"

No seu espaço de comentário semanal na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre o problema nas urgências que se tem verificado nas últimas semanas e que levou, alegadamente, à morte de vários pacientes. Para o comentador, o ministro Paulo Macedo fez o melhor que pôde com o dinheiro que tinha.

"Macedo fez o que pôde com o dinheiro que tinha para a Saúde"
Notícias ao Minuto

21:50 - 25/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Marcelo Rebelo de Sousa

"Como se esperava, o surto da gripe continua e este foi um momento crucial onde se verificou uma rutura em várias urgências de hospitais", começou por dizer o professor Marcelo Rebelo de Sousa no seu comentário na TVI.

Relativamente à posição tomada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, o comentador acha que o ministro "reagiu bem quando mandou fazer inquéritos", mas questiona: "Como pode haver um número tão elevado de mortes? Porque foi?"

"E nós queremos saber o resultado desses inquéritos", frisou, acrescentando que o ministro "percebeu que o problema estava no facto de os centros de saúde não serem em número suficiente e não estarem a funcionar em termos suficientes".

"O bom sistema de saúde é baseado em centros de saúde que funcionem", explicou.

Como resposta à afluência de pacientes nas urgências, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que houve uma necessidade em contratar mais técnicos de saúde e que Paulo Macedo teve noção de que o problema estava aí. "Para momentos de stress ou momentos de pico como foram estes, tem de haver uma estrutura capaz de responder, não pode haver a desculpa que a gripe foi pior este ano", defendeu.

"Macedo fez o que pôde com o dinheiro que tinha para a Saúde. Sabíamos que isto poderia romper a qualquer momento porque estava preso por arames. Não é a pedir a cabeça dos ministros que se resolve. O problema está na aposta nos centros de saúde", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório