Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Vouzela vai ter açude que apoiará combate aos incêndios florestais

O concelho de Vouzela vai dispor de um ponto de água com capacidade para 20 milhões de litros, o açude da Malhada de Cambarinho, que representou um investimento de 175 mil euros e apoiará o combate aos incêndios florestais.

Vouzela vai ter açude que apoiará combate aos incêndios florestais
Notícias ao Minuto

10:01 - 25/01/15 por Lusa

País Fogo

"Uma das zonas com maior risco de incêndio da região e até do país é toda esta vasta mancha florestal da vertente Norte da Serra do Caramulo. Por isso, o município elencou como prioritário fazer este ponto de água", justificou à agência Lusa o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira.

Situado no limite das freguesias de Cambra e de Ventosa, o açude da Malhada de Cambarinho será "um ponto de água de referência não só para meios terrestres, mas também para meios aéreos".

"A obra, que foi financiada em 90% pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), está agora a ser concluída", acrescentou.

O valor base da adjudicação foi de 250 mil euros, mas os trabalhos tiveram um custo inferior ao inicialmente previsto, que se situou nos 175 mil euros.

Segundo o autarca, esta infraestrutura dará também apoio aos períodos críticos de abastecimento de água.

"Estará disponível para todas as populações limítrofes, se for necessário que os sistemas de abastecimento de água sejam compensados", explicou.

Rui Ladeira avançou ainda que, atendendo à estratégia de desenvolvimento turístico que está a ser desenhada para o concelho, pretende usar o açude para "a parte lúdica, recreativa e desportiva, como a pesca desportiva".

"É uma questão estruturante também para aquilo que é o nosso projeto de implementação do parque natural Vouga-Caramulo, em que será um polo educacional", referiu, explicando que poderão realizar-se "visitas de escolas e de turistas para conhecer a biodiversidade".

A Câmara de Vouzela pretende criar o primeiro parque natural de gestão local do país, que abrangerá 60% do território concelhio e que terá no nome referência ao Rio Vouga e à Serra do Caramulo.

"Tudo o que pudermos fazer, desde a pesca desportiva às visitas para interpretação dos ambientes aquáticos e de toda a fauna e flora que existe habitualmente associada a estas bacias de água, será determinante para a promoção do concelho e dos valores da biodiversidade", frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório