Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Região Norte com horários alargados em 85 unidades de saúde

Os horários de 85 unidades de saúde da região Norte foram alargados devido à gripe, permitindo uma média diária de 510 atendimentos fora das horas de expediente, anunciou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

Região Norte com horários alargados em 85 unidades de saúde
Notícias ao Minuto

15:11 - 24/01/15 por Lusa

País Gripe

Em declarações à Lusa, o presidente do Conselho Diretivo da ARSN, Luís Castanheira Nunes, disse que o alargamento começou no início do ano, mas está atualmente a ser reforçado devido à previsão de chegada do pico da gripe, de acordo com as necessidades apuradas por cada uma das unidades locais.

Devido a este reforço determinado pelo "dados conhecidos sobre a ocorrência de situações agudas fora do horário normal de funcionamento das unidades de saúde", em 19 dias (entre o dia 01 e segunda-feira) foram feitos, no total da região, "25 mil atendimentos a mais nos períodos de alargamento", referiu.

"Estamos a entrar no pico da gripe, de acordo com os dados epidemiológicos, e, porque fazemos uma monitorização diária aos doentes, os serviços foram ajustados a um aumento expectável da procura", justificou Castanheira Nunes.

No Porto, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da zona oriental da cidade iniciou hoje a "2ª Fase do Plano Local de Prevenção e Resposta para Infeções Respiratórias" com o alargamento do "atendimento complementar", fixado agora entre as 09:00 e as 21:00 aos fins de semana e feriados e entre as 20:00 e as 24:00 durante a semana.

A informação consta de um anúncio afixado nas instalações onde funciona o Atendimento Complementar (AT), comuns à unidade de saúde do Covelo, onde até agora o atendimento complementar funcionava até às 23:00 de segunda a sexta-feira e até às 17:00 durante os fins de semana.

O ACES Porto Oriental serve 20 mil utentes distribuídos por 14 unidades de saúde de toda a zona oriental da cidade. O ACES Porto Ocidental funciona no Centro de Saúde da Carvalhosa.

"Na região Norte temos incentivado o contacto muito estreito entre as unidades de saúde primárias e os hospitais. O alargamento [do ACES Porto Oriental] foi definido em função do período de afunilamento da urgência do hospital de S. João", esclareceu Castanheira Nunes.

Notando que a ARSN começou "em outubro de 2014" a "desenvolver ações no sentido da prevenção e resposta a infeções respiratórias", Castanheira Nunes defendeu que "para além de ter um plano, é importante monitorizá-lo".

"A alteração do perfil de procura [em situações de urgência] tem vindo a aumentar. Retirar os azuis e verdes [das pulseiras do protocolo de triagem de Manchester] dos hospitais, porque esses podem ser atendidos nos centros de saúde", notou.

Castanheira Nunes recordou ainda que a melhor forma de reagir perante os sintomas de gripe é contactar a linha gratuita Saúde 24 (808 24 24 24), que encaminha os utentes para os centros de saúde ou para os hospitais de acordo com o diagnóstico feito na altura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório