Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Por cinco cêntimos, este salário foi penhorado

Um empresário de Paços de Ferreira dirigiu-se às Finanças para pagar o seu imposto de selo do carro, mas quando lá chegou descobriu que o salário da sua mulher tinha sido penhorado por uma dívida de cinco cêntimos, em virtude dos juros por atraso no pagamento do selo de um outro carro.

Por cinco cêntimos, este salário foi penhorado
Notícias ao Minuto

08:13 - 23/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Pagamentos

Augusto Gonçalves é um comerciante de Paços de Ferreira e quando se dirigiu às Finanças para pagar o imposto de selo do carro percebeu que o salário da sua mulher estava penhorado por uma dívida de cinco cêntimos.

“Por cinco cêntimos penhoraram o salário da minha mulher! Ainda estive para perguntar se poderia pagar os cinco cêntimos em prestações”, diz Augusto Gonçalves, de 46 anos, num tom de ironia ao Jornal de Notícias.

O homem, que é dono de um café, contou que perante a situação pagou com uma nota de cinco euros, apesar de ter moedas no bolso.

Tal aconteceu quando foi pagar o selo de um Honda que, entretanto vendeu, e foi confrontado com o atraso do pagamento de um selo de outro carro, um Volkswagen Polo, que estava em nome da mulher, mas há muitos anos tinha sido vendido.

“Disseram-me que o sistema eletrónico é cego e que, por haver juros, foi emitida uma penhora imediata sobre o salário da minha mulher”, conta.

“Será normal que o Fisco penhore um salário por uma dívida de cinco cêntimos?”, questiona.

Segundo as Finanças, o sistema eletrónico de penhoras dispara automaticamente. Em causa está a falta de pagamento de um selo no valor de 27,5 euros, que devia ter sido liquidado até 3 de junho. Augusto foi alertado da execução a 9 de setembro de 2014, mas só o pagou a 22 de outubro de 2014.

O comerciante vai ter ainda de pagar uma coima, que ainda não está no sistema, de 68,25 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório