Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Agitação marítima fecha sete barras

Sete barras marítimas estão hoje encerradas à navegação e outras duas condicionadas devido à agitação do mar, prevendo-se ondas até aos 10 metros de altura, informou a Marinha Portuguesa.

Agitação marítima fecha sete barras
Notícias ao Minuto

07:18 - 22/01/15 por Lusa

País Marinha

De acordo com informação disponível às 07:00 na página da Marinha na Internet, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A Marinha informa também que as barras marítimas do Douro e Aveiro estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

Por causa da agitação marítima forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos de Portugal continental sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondas de noroeste, com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10 metros.

O aviso laranja entrou em vigor às 21:00 de quarta-feira e termina às 12:00 de hoje.

O IPMA colocou ainda os distritos de Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 21:00 de quarta-feira e as 21:00 de hoje.

Também sob aviso amarelo está a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 metros, entre as 21:00 de quarta-feira e as 21:00 de hoje.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental, a norte do Cabo Raso, ondas de noroeste com 5 a 6 metros, diminuindo gradualmente para 3 a 4 metros.

A sul do Cabo Raso prevê-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, diminuindo gradualmente para 3 a 4 metros.

O IPMA prevê para a costa sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório