Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

PCP exige indemnizações aos EUA por redução de efetivos

O líder comunista, Jerónimo de Sousa, relembrou hoje que o PCP é contra bases militares estrangeiras em território português, mas exigiu compensações aos Estados Unidos pela redução de efetivos das instalações açorianas das Lajes.

PCP exige indemnizações aos EUA por redução de efetivos
Notícias ao Minuto

13:40 - 19/01/15 por Lusa

País Lajes

"Discordamos dessa implantação [de bases estrangeiras em território português]. No caso concreto, deve haver, por parte dos americanos, a devida indemnização e a construção de alternativas que não podem ser só o Estado português e a região autónoma a suportar", defendeu o secretário-geral comunista, após uma reunião com elementos da Associação Intervenção Democrática, na sede comunista de Lisboa.

As autoridades norte-americanas anunciaram recentemente a diminuição de efetivos na base da Lajes, na ilha Terceira, em cerca de 500 militares e civis, além de outros tantos trabalhadores portugueses.

O presidente do Governo Regional dos Açores, o socialista Vasco Cordeiro, defendeu a revisão de todo o acordo com os Estados Unidos da América e não somente os aspetos técnicos e reúne-se ainda hoje com o Presidente da República para debater o assunto.

Segundo Jerónimo de Sousa, "mesmo saindo ou ficando com pouco, mas continuando a mandar ali naquela área", algo "devia ser negociado com os Estados Unidos, procurando que, no plano das medidas económicas e sociais, isso não fique da responsabilidade do Estado português", já que "não podem atirar apenas os custos dolorosos para a população da Terceira, a região e o país".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório