Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ondas que podem chegar aos 12 metros fecham quatro barras

Quatro barras marítimas do continente estão hoje encerradas à navegação e outras cinco condicionadas devido à agitação do mar, prevendo-se ondas até 12 metros em algumas zonas até meio da manhã, informou a Marinha Portuguesa.

Ondas que podem chegar aos 12 metros fecham quatro barras
Notícias ao Minuto

09:45 - 19/01/15 por Lusa

País Mau tempo

De acordo com informação disponível às 07:30 na página da Marinha na Internet, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e Nazaré estão fechadas a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A Marinha informa também que as barras Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas embarcações de comprimento entre os 11 e 15 metros e calado inferior a dois metros.

Por causa da agitação marítima e do vento forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de cinco distritos portugueses estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

De acordo com o IPMA, os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja até às 09:00 de hoje devido à previsão de ondas altas, que podem atingir os seis metros, e de vento forte, com rajadas até aos 90 km/hora no litoral, passando depois os mesmos distritos a aviso amarelo ainda devido à ondulação e ao vento forte até às 18:00 de hoje.

Os restantes 13 distritos portugueses estão sob aviso amarelo também devido ao vento forte, já que são esperadas rajadas na ordem dos 100 km/hora nas terras altas, enquanto no interior podem chegar aos 70 km/hora até às 12:00 de hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório