Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Guerra entre Sócrates e prisão por causa de cachecol do Benfica

Umas botas que José Sócrates levou para a cadeia quando foi detido, assim como um cachecol e um edredão do Benfica, levaram o diretor do Estabelecimento Prisional de Évora a abrir uma guerra com o arguido, noticia o Expresso.

Guerra entre Sócrates e prisão por causa de cachecol do Benfica
Notícias ao Minuto

07:33 - 17/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Évora

Depois de ter surgido uma queixa, da parte do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, a dar conta de que José Sócrates era beneficiado na prisão, o diretor do estabelecimento endereçou-lhe três ofícios que pouco lhe agradaram.

Dois deles dizem respeito a um edredão e um cachecol do Benfica, que o recluso 44 recebeu do amigo António Ramos, conhecido por ‘Barbas’, um acérrimo adepto benfiquista. A falta de aquecimento nas celas terá levado, segundo o advogado Pedro Delille, a que Sócrates pedisse que lhe levassem roupa de cama.

“Não percebemos a proibição em relação ao edredão, porque há outros reclusos que têm”, lamentou o defensor em declarações ao Expresso.

O terceiro incide sobre umas botas de cano alto, que o antigo primeiro-ministro tinha consigo quando foi detido, a 21 de novembro. Ainda que o advogado do arguido entenda que “não há nenhuma referência a botas no Regulamento Geral dos Estabelecimentos Prisionais”, esse não é o entendimento dos responsáveis pela cadeia.

Há um despacho que “elenca o vestuário e o calçado que os reclusos, em regime comum, podem ter no seu espaço de alojamento e estabelece o número e o tipo de peças de roupa e calçado que cada um pode ter. (…) Entre o que se encontra discriminado não se incluem botas ou cachecóis”, explicou o diretor de Serviços de Organização, Planeamento e Relações Externas da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

A defesa de Sócrates promete apresentar, na próxima segunda-feira, um recurso na DGRSP, que terá efeitos suspensivos sobre a entrega das botas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório