Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Serão retiradas as medalhas de mérito a Carlos Cruz e Jorge Ritto

Carlos Cruz e Jorge Ritto, que em tempos foram agraciados com a Grande Ordem do Infante D. Henrique, vão perder as suas medalhas devido ao seu envolvimento no processo Casa Pia, dá conta o Diário de Notícias.

Serão retiradas as medalhas de mérito a Carlos Cruz e Jorge Ritto
Notícias ao Minuto

07:50 - 16/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Lei

Carlos Cruz e Jorge Ritto, condecorados em 2000 e 1991, respetivamente, com a Grande Ordem do Infante D. Henrique, vão perder as respetivas medalhas. Em causa está o facto de estarem envolvidos num dos mais polémicos casos de pedofilia em Portugal: o processo Casa Pia.

Segundo explica Manuel a Ferreira Leite, presidente do Conselho das Ordens Nacionais, ao Diário de Notícias, os processos de irradicação do antigo apresentador de televisão e do ex-embaixador já tiveram início. Um processo que é “automático, e que decorre da lei” e que não tem direito à apresentação de defesa. Trata-se, porém, de uma situação inédita.

No diploma consta que todos os que tenham “sido condenados pela prática de crime doloso punido com pena de prisão superior a três anos” perderão a condecoração. Carlos Cruz e Jorge Ritto, recorde-se, foram os primeiros nomes a circular na comunicação social como suspeitos de abuso sexual a menores da Casa Pia.

Carlos Cruz havia sido condecorado, em 2000, por Jorge Sampaio como reconhecimento pelo seu trabalho na Comissão Euro 2004 e que trouxe a Portugal a realização da final do Euro 2014. Jorge Ritto, em 1991, foi distinguido por Mário Soares pelos serviços prestados ao país nas várias embaixadas onde exerceu funções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório