Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Politécnico de Bragança junta diferentes credos em oração

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai juntar, na sexta-feira, alunos de diferentes nacionalidades e religiões numa oração pela paz e tolerância na sequência dos atentados de Paris, divulgou hoje a instituição.

Politécnico de Bragança junta diferentes credos em oração
Notícias ao Minuto

15:38 - 15/01/15 por Lusa

País Paris

A cerimónia decorrerá no espaço inter-religioso criado recentemente para os alunos de diferentes credos e nela "participarão estudantes de diferentes nacionalidades representando as suas religiões que introduzirão a oração na sua língua de origem.

"Está confirmada a presença de estudantes cristãos, muçulmanos e budistas que proporão textos emblemáticos da sua fé", indicou, numa nota às redações, o Gabinete de Comunicação e Imagem do IPB, que espera ainda "a participação de alunos de outros credos".

Esta oração inter-religiosa "pretende mostrar a tolerância e a paz possíveis entre crentes de diferentes credos religiosos, na sequência dos atentados da semana passada em França levados a cabo por extremistas religiosos", acrescenta.

O politécnico vinca ainda que "tanto a iniciativa de disponibilizar um espaço de encontro para as diferentes religiões, como a de promover o encontro de sexta-feira, resulta do desejo de promover uma sã convivência entre as inúmeras culturas e religiões que formam a comunidade académica".

O IPB tem investido na internacionalização dos seus alunos e conta com 1.200 estrangeiros entre os 7.000 estudantes que frequentam as cinco escolas de ensino superior, em Bragança e Mirandela.

O espaço inter-religioso foi criado na antiga casa da Quinta de Santa Apolónia, que alberga o campus académico de Bragança, "despido de símbolos religiosos", para que todos os crentes possam ali fazer as suas orações.

O objetivo da iniciativa agendada para as 18:00 de sexta-feira é que "se reze em conjunto pela paz no mundo e para que exista cada vez mais tolerância entre as pessoas que professam diferentes credos e até para com as que não acreditam", segundo a instituição.

Neste encontro, os estudantes de religiões diversas irão escolher textos das respetivas tradições religiosas, os quais serão propostos na presença de todos e todos escutarão as orações uns dos outros e compartilharão o que cada um irá pedir ao seu Deus.

"Mais do que respeitar, pretende-se que as pessoas conheçam as formas de rezar das religiões, que não são as suas, bem como a maneira como se dirigem às divindades em que acreditam", refere ainda a nota de imprensa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório