Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Naufrágio: Pescadores de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Ucrânia

Cinco dos pescadores que seguiam na embarcação que hoje naufragou na Praia das Maçãs, em Sintra, são de Vila do Conde e de Póvoa de Varzim, informou o presidente da associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.

Naufrágio: Pescadores de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Ucrânia
Notícias ao Minuto

10:37 - 14/01/15 por Lusa

País Sintra

Segundo José Festas, na embarcação seguia ainda um outro pescador, de origem ucraniana.

Um dos pescadores portugueses conseguiu nadar até à praia, dando o alerta, estando os restantes estão desaparecidos.

A embarcação tinha saído de Peniche na noite de terça-feira e dirigia-se para Cascais, para a pesca do linguado, com seis pessoas a bordo e naufragou cerca das 03:00 de hoje junto à Praia das Maçãs.

"O Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa recebeu a indicação de que uma embarcação de 11 metros, chamada 'Santa Maria dos Anjos', com seis pessoas a bordo, se tinha virado", disse à agência Lusa o comandante Paulo Vicente.

De acordo com o porta-voz da Marinha portuguesa, um dos seis homens a bordo conseguiu nadar até à Praia das Maçãs, tendo dado depois o alerta.

"O relato vem de um sobrevivente, uma pessoa que estava a dormir, sentiu a embarcação virar e nadou durante algum tempo para terra e foi essa pessoa que deu o alerta", afirmou.

O comandante Paulo Vicente adiantou que no local se encontram a Corveta Batista de Andrade, da Marinha, um EH-101 da Força Aérea Portuguesa e duas embarcações das estações salva-vidas de Cascais e Ericeira, em colaboração com a embarcação de pesca ‘Fruto da União’.

De acordo com a Marinha, os meios continuam a efetuar buscas junto de destroços entretanto encontrados.

O sobrevivente foi transportado para o Hospital Amadora-Sintra em situação estável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório