Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 18º

Rui Machete visita Angola para reforço da cooperação bilateral

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, chega segunda-feira a Luanda para uma visita oficial de dois dias, para o reforço das relações bilaterais e de cooperação entre Angola e Portugal.

Rui Machete visita Angola para reforço da cooperação bilateral
Notícias ao Minuto

17:50 - 08/01/15 por Lusa

País Ministro

Um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola, enviado hoje à agência Lusa, refere que Rui Machete reúne-se na segunda-feira com o seu homólogo angolano, Georges Chikoti.

A nota refere que além das questões bilaterais que irão dominar o encontro entre os dois ministros, Georges Chikoti e Rui Machete "poderão abordar, também, assuntos multilaterais de interesse regionais e internacionais, tendo em conta a presença de Angola no Conselho de Segurança das Nações Unidas, como membro não permanente do mesmo órgão, a presidência em exercício angolana da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), a segurança marítima na região do Golfo da Guiné, a CPLP, a Guiné Bissau e a cooperação Angola-União Europeia".

De acordo com o programa de visita, o chefe da diplomacia portuguesa tem encontros agendados com os ministros da Economia, Abraão Gourgel, e do Ensino Superior, Adão do Nascimento.

Durante a sua estada, está igualmente reservado um encontro com empresários portugueses em Angola e o encerramento de uma exposição de uma artista angolana Fineza Teta, no Instituto Camões.

Rui Machete tem prevista igualmente visitas à escola profissional da construtora portuguesa Teixeira Duarte e ao estaleiro da Tecnovia.

O Ministério das Relações Exteriores angolano destaca na sua nota que as relações político diplomáticas e de cooperação entre Angola e Portugal datam da década de 1970 e atualmente incidem sobretudo nos setores da educação, saúde, interior, ciência e tecnologia, sóciocomunitário, com grande pendor na área empresarial e comercial.

Rui Machete adiou a 11 de dezembro uma visita de trabalho prevista a Angola em virtude da deslocação que fez então a Bruxelas para uma reunião ministerial.

A deslocação de Machete a Luanda estava prevista para o dia 15 de dezembro, mas o chefe da diplomacia portuguesa participou em Bruxelas no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia.

A informação sobre a deslocação tinha sido avançada à agência Lusa no início de dezembro pelo embaixador de Portugal em Angola, João da Câmara, que referiu que a visita pretende ajudar a relançar a comissão mista entre os dois países, acrescentando que "há uma série de matérias que estão pendentes, que podem ajudar no relacionamento".

Lisboa e Luanda tinham acordado a realização da primeira cimeira bilateral, que deveria decorrer em fevereiro de 2014, em Angola, mas em outubro de 2013 o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou o fim do projeto para estabelecer uma cooperação estratégica com Portugal.

Alguns dias antes, em entrevista à Rádio Nacional de Angola, o ministro Rui Machete, tinha pedido desculpa a Luanda pelas investigações do Ministério Público português, declarações que provocaram polémica em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório