Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Constâncio foi para o BCE sem entregar declaração de IRS

O antigo governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, foi para Frankfurt, ocupar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), sem entregar ao Tribunal Constitucional a sua declaração de rendimentos, a que legalmente estava obrigado.

 Constâncio foi para o BCE sem entregar declaração de IRS
Notícias ao Minuto

09:20 - 04/01/13 por Notícias Ao Minuto

País Banco de Portugal

O semanário Sol revela que, em Junho de 2010, Vítor Constâncio assumiu o cargo de vice-presidente do BCE sem apresentar a sua declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional, ou seja, infringiu uma norma a que estava legalmente obrigado a cumprir.

Depois ter cessar funções no Banco de Portugal, Vítor Constâncio tinha dois meses para fazê-lo mas, conta o Sol, a situação só foi regularizada no passado dia 21 de Dezembro, depois do próprio Tribunal Constitucional ter detectado a falha, ou seja, dois anos e meio depois.

Explica o jornal que, “todos os titulares de cargos políticos e equiparados, bem como os titulares de cargos públicos (…) têm de apresentar ao Tribunal Constitucional a declaração dos seus rendimentos, bem como do seu património e cargos sociais”.

Foi precisamente o que o antigo governador do banco central não fez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório