Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sócrates em 'maus lençóis' após entrevista

O Procurador do Ministério Público Rosário Teixeira e o juiz Carlos Alexandre acreditam que José Sócrates quer manipular o processo da 'Operação Marquês' e estão dispostos a apurar as condições em que este prestou declarações a uma estação televisão nacional. A confirmar-se a ilegalidade das suas declarações, o ex-primeiro-ministro poderá ser sancionado.

Sócrates em 'maus lençóis' após entrevista
Notícias ao Minuto

07:40 - 04/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Processos

Terá José Sócrates infringido a lei ao responder ao pedido da TVI, para responder a um conjunto de perguntas sobre o caso em que está a se acusado de corrupção, fraude fiscal agravada, branqueamento de capitais e falsificação de documentos?

A situação é, ainda, dúbia mas o Procurador do Ministério Público Rosário Teixeira e o juiz Carlos Alexandre estão convencidos que pode se ter tratado de uma violação do segredo de justiça, uma vez que este reproduziu o que foi dito em interrogatório judicial.

A confirmar-se, o ex-primeiro ministro não escapará a possíveis sanções, que podem passar por uma mera advertência ou até uma perda de regalias ou o isolamento, escreve o Jornal de Notícias.

Para já, o que falta esclarecer é se as declarações de Sócrates podem ser consideradas como uma entrevista (o seu advogado diz que não) e se estas colidem com a oposição já manifestada por Carlos Alexandre e pelo MP, que já haviam proibido o socialista de conceder entrevistas anteriormente, nomeadamente ao Expresso.

De acordo com o apurado por outro diário português, o Diário de Notícias, o Procurador e o juiz acreditam que Sócrates estará a querer manipular a investigação, criando um ambiente adverso à investigação e ponto em causa a recolha e conservação da prova.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório