Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Surto de gripe chega a Portugal no final de janeiro

O final de janeiro é a altura prevista para a chegada do surto de gripe a Portugal. Por isso, indica a TSF, foi reforçado o apelo para a toma da vacina por parte dos doentes mais vulneráveis.

Surto de gripe chega a Portugal no final de janeiro
Notícias ao Minuto

12:00 - 03/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Previsão

Os casos de gripe deverão atingir um pico no final de janeiro. A previsão é da Direção Geral de Saúde (DGS), que, em declarações à TSF, apelou aos doentes que tomem a vacina.

Mesmo admitindo que não há vacinas com um grau de proteção 100%, a diretora do programa nacional de doenças respiratórias considera que esta deve ser tomada especialmente pelas pessoas mais vulneráveis.

“As vacinas são sempre construídas relativamente ao vírus que circula no ano anterior. Acontece que os vírus da gripe se replicam muito rapidamente e sofrem mutações”, explicou Cristina Bárbara.

“A mortalidade relacionada com as doenças respiratórias é extremamente elevada. Mas nós sabemos que as vacinas, mesmo as que têm menos concordância antigénica, têm eficácia e reduzem significativamente a probabilidade de morte e de doença grave”, assegurou.

As pessoas com mais de 65 anos, os doentes crónicos e imunodeprimidos a partir dos seis meses de idade, as grávidas e profissionais de saúde ou prestadores de cuidados em lares de idosos são os grupos alvo prioritários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório