Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

"Portugal, a colónia de Angola"

O site espanhol El Confidencial publicou um texto cujo título remete para uma troca de posições entre Angola e Portugal. “Portugal, a nova colónia de Angola” é o mote para um texto longo onde o autor, um jornalista português, fala sobre a troca de papéis entre os dois países nos últimos anos, mas também sobre o crescimento de Angola e a crise financeira portuguesa.

"Portugal, a colónia de Angola"
Notícias ao Minuto

16:17 - 27/12/14 por Notícias Ao Minuto

País El Confidencial

“Era uma vez um presidente muito rico, muito rico, que durante mais de 35 anos dirigiu um país habitado por pessoas muito pobres, muito pobres”. É com esta frase que começa o texto do El Confidencial que tem como título “Portugal, a nova colónia de Angola”.

De seguida, o autor deste trabalho fala de Isabel dos Santos, a “princesa” que seguiu as pisadas do pai e se tornou na primeira bilionária de África, frisando que o “seu dinheiro, juntamente com um seleto grupo de privilegiados, mudou a história pós-colonial”.

“Portugal e Angola trocaram os seus antigos estatutos de metrópole e colónia, respetivamente”, pode ler-se.

O artigo faz referência à crise financeira que Portugal tem vindo a atravessar nos últimos anos, sublinhando que a “economia portuguesa apenas ‘mexe’ graças à intervenção da troika” ao mesmo tempo que “a corrupção envolve tudo e todos”.

Por outro lado, Angola é descrito como o país que mais cresceu nos últimos dez anos.

O autor do texto assegura que consultou fontes que caracterizaram esta inversão de papéis “como uma microelite forjada nas altas esferas políticas e militares de Angola, com a submissão e subordinação dos sucessivos governos portugueses”.

E mais. O jornalista lembra que “o tecido empresarial português mais importante está hoje em mãos estrangeiras, principalmente angolanas, chinesas e brasileiras”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório