Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Hospital premiado tem pessoas a trabalhar 17 horas por dia

A falta de assistentes está a levar a uma carga horária excessiva no Hospital de Barcelos. Existem funcionários a trabalhar entre 12 a 17 horas por dia. As queixas já chegaram ao Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública no Norte, que estão a tentar chegar a um acordo com o hospital, informa o Jornal de Notícias.

Hospital premiado tem pessoas a trabalhar 17 horas por dia
Notícias ao Minuto

09:32 - 27/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Barcelos

O Hospital de Barcelos recebeu recentemente o prémio de melhor hospital na categoria B, no entanto, a falta de assistentes operacionais está a provocar constrangimentos em alguns serviços. Os funcionários queixam-se de salários baixos e de cargas horárias diárias de 12 a 17 horas.

“O que está por detrás do prémio é uma carga horária insuportável” que ultrapassa as 12 horas diárias na maioria dos casos, revela uma fonte ao Jornal de Notícias.

Há ainda aqueles que tiveram de meter baixa “porque estão cansados” e estes “também não são substituídos”, conta um assistente operacional.

Mas vários são os relatos que indicam que os funcionários “recebem o ordenado mínimo há mais de 20 anos”, numa situação que “leva à exaustão os trabalhadores e põe em perigo os doentes”.

As queixas já chegaram ao Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública no Norte, admintindo o coordenador João Lourenço que “é verdade que no espaço de 24 horas há quem trabalhe 17”.

O responsável afirma ainda que “a Autoridade para as Condições no Trabalho está atenta ao assunto” por ser “uma preocupante carga horário” e em que a “maioria está a auferir o rendimento mínimo garantido e não tem progressão na carreira”.

Neste momento, decorrem negociações entre o sindicato e administração do hospital para estabelecer um horário consensual.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório