Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Trabalhadores da Scotturb iniciam greve na quarta-feira

Os trabalhadores da transportadora rodoviária Scotturb, que opera em Cascais, Oeiras e Sintra, vão cumprir na quarta-feira o primeiro de três dias de greve, convocada em protesto contra a falta de condições em que trabalham.

Trabalhadores da Scotturb iniciam greve na quarta-feira
Notícias ao Minuto

15:21 - 23/12/14 por Lusa

País Transportadoras

Luís Venâncio, da Federação de Sindicato de Transportes e Comunicações (Fectrans), disse hoje à agência Lusa que os trabalhadores exigem aumentos salariais e condições dignas de trabalho e, uma vez que "não são ouvidos pela empresa", decidiram fazer greve nos dias 25 e 25 de dezembro e 01 de janeiro.

"Os investimentos da empresa não podem assentar na exploração dos trabalhadores. Os motoristas pagam a carta de condução, [testes] psicotécnicos e formação", contou.

O sindicalista sublinhou que os trabalhadores reclamam "uma negociação séria" para tratar das questões de rotina diárias e de salários.

"É preciso estimular, valorizar as pessoas e não ter unicamente a mão pesada quando falham com uma qualquer norma interna das centenas que existem. O uso e abuso de poder disciplinar retira mensalmente milhares de euros de salário dos trabalhadores", acusou Luís Venâncio.

Os trabalhadores, segundo o seu representante, querem que sejam "respeitados os tempos máximos e mínimos de prestação de trabalho, não permitindo tempos demais de trabalho seguido que, inclusive, vão contra as normas de segurança".

No primeiro dia de greve, quarta-feira, os trabalhadores têm agendado um plenário à porta da empresa, em Alcabideche, Cascais, às 7:30.

A Lusa tem tentado obter esclarecimentos por parte da empresa mas até às 15:00 não obteve resposta.

A Scotturb tem cerca de 250 trabalhadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório